LEGISLATIVO

Bloco de Maia pela presidência da Câmara tem 11 partidos, mas segue sem candidato

Liderada pelo PT, oposição se une ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e a partidos de centro para lançar candidato único à eleição na Casa. Objetivo é derrotar Arthur Lira (PP), concorrente que tem o aval do presidente Jair Bolsonaro

Wesley Oliveira
postado em 19/12/2020 06:00
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Depois de diversas reuniões e negociações, os partidos da oposição definiram, ontem, apoiar o candidato que for apresentado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a disputa da Presidência da Câmara. Além do PT, que detém a maior bancada da Casa, integram o grupo PSB, PCdoB, Rede e PDT. O amplo bloco terá, ainda, siglas de centro: DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV. Somando todas as bancadas, são 281 deputados.

Apesar da adesão das siglas, Maia não anunciou o nome de quem será o candidato do grupo — embora tenha prometido que definiria até ontem. Os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) estão no páreo por essa chancela.

“Temos muitas diferenças, mas há uma pauta que nos une: a defesa da democracia, das instituições e da liberdade desta Casa. Achamos muito relevante participar deste movimento”, afirmou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Pelo acordo que está sendo costurado, os petistas ficariam com a primeira secretaria da Mesa Diretora da Câmara.

Maia fez discurso semelhante: “Este grupo que, hoje (ontem), se apresenta tem muitas diferenças, sim. Porque, diferentemente daqueles que não suportam viver no marco das leis e das instituições e que não suportam o contraditório, nós nos fortalecemos nas divergências, no respeito, na civilidade e nas regras do jogo democrático”, destacou.

Ao lado de lideranças dos 11 partidos do bloco, Maia leu uma carta em defesa da democracia. Segundo ele, a Câmara ganhou projeção nos últimos anos por ter se tornado a “fortaleza da democracia no Brasil, o território da liberdade, exemplo de respeito e empatia com milhões de cidadãos brasileiros”.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, que não esconde a preferência por Arthur Lira (PP-AL) — o único candidato oficial à Presidência da Câmara —, Maia acusou o governo de autoritarismo e citou Ulysses Guimarães, que presidiu a Casa em duas ocasiões: antes da ditadura militar, entre 1956 e 1958, e na redemocratização, entre 1985 e 1989.

“Enquanto alguns buscam corroer e lutam para fechar nossas instituições, nós, aqui, lutamos para valorizá-las. Enquanto uns cultivam o sonho torpe do autoritarismo, nós fazemos a vigília da liberdade. Enquanto uns se encontram nas trevas, nós celebramos a luz”, enfatizou. “Certamente, Ulysses Guimarães estaria deste lado aqui e, talvez, repetiria em alto e bom som: eu tenho ódio e nojo das ditaduras.”

A carta do bloco de Rodrigo Maia ressalta a diferença entre os partidos do grupo e sustenta que ele é mais forte em razão dessas divergências. “Esta não é uma eleição entre candidato A ou candidato B. Esta é a eleição entre ser livre ou subserviente; ser fiel à democracia ou ser capacho do autoritarismo; ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo; ser fiel aos fatos ou ser devoto de fake news”, diz.

Líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP) afirmou que o nome a ser definido pelo bloco terá o compromisso de não fazer da Câmara um “anexo” do Palácio do Planalto. “A decisão da oposição caminha para ter um lado, e é o lado da democracia. Não definimos quem será o candidato a presidente, mas vamos trabalhar por um nome que não anexe o Palácio do Planalto à Câmara dos Deputados. Vamos fazer oposição com partidos de outro campo, apesar de tantas diferenças”, frisou o parlamentar.

Líder do Centrão, Arthur Lira acabou sendo rejeitado pelas bancadas de esquerda justamente por ter apoio do Planalto. Ele, no entanto, já conseguiu a adesão de nove siglas que, ao todo, somam mais de 200 parlamentares. O mais recente partido a juntar-se ao grupo foi o Republicanos, liderado por Marcos Pereira (SP), ex-aliado de Maia.

A votação para Presidência da Câmara ocorre em 1º de fevereiro e será secreta. Portanto, a adesão de um partido a determinado bloco não impede que determinado deputado vote no candidato diferente ao indicado por sua sigla. (Com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação