Eleições 2020

Dr Furlan derrota irmão de Alcolumbre e será prefeito de Macapá

Neste segundo turno, o candidato do Cidadania recebeu mais de 55% dos votos contra cerca de 44% de Josiel Alcolumbre, do DEM. Capital do Amapá teve as eleições municipais adiadas por causa de apagão elétrico

Wesley Oliveira
postado em 20/12/2020 18:16
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

Com mais de 97% das urnas apuradas até o momento, Dr. Furlan foi eleito prefeito de Macapá, no Amapá, pelos próximos quatro anos. Em segundo turno realizado neste domingo (20/12), o candidato do Cidadania conseguiu mais de 55% dos votos válidos contra 44% de Josiel (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Dr. Furlan é deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos. Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as de deputado. Embora tenha concorrido à prefeitura pelo Cidadania, foi eleito deputado estadual pelo PTB como suplente em 2010, e como titular em 2014 e em 2018. Trocou de partido em fevereiro de 2019.

O resultado das urnas representa uma derrota para Davi Alcolumbre, que foi o principal cabo eleitoral de Josiel, um estreante na política. O presidente do Senado, por exemplo, foi responsável pelas alianças que viabilizou a candidatura de seu irmão na capital do estado.

Por causa do apagão de energia elétrica, que deixou quase 90% do Amapá no escuro por mais de 20 dias, as eleições municipais foram adiadas na capital. Desde o início da campanha, Josiel liderava as pesquisas de intenções de voto, mas o problema energético acabou refletindo no desempenho do irmão de Davi Alcolumbre.

Além do aval de Alcolumbre, Josiel recebeu o apoio de Jair Bolsonaro. Neste sábado (19), o presidente gravou um vídeo onde agradeceu o trabalho do presidente do Senado e pediu votos para o candidato. “Ao longo destes dois anos eu tive contato direto com o Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Em todos os momentos que o governo precisou do Senado, o Davi nos socorreu, foi um grande parceiro nessa relação presidência da República e Senado Federal”, diz Bolsonaro.

Para o presidente, a forma de agradecimento seria pedindo o apoio dos eleitores indecisos. “Neste momento, a única coisa que eu posso retribuir ao Davi é que eu peço a você que está indeciso que leve em conta primeiro quem está do outro lado, o senador que está apoiando a outra chapa, que sempre atrapalhou a gente”, completou.

O “senador que está apoiando a outra chapa” citado por Bolsonaro, a de Dr. Furlan, é Randolfe Rodrigues, da Rede e líder da oposição no Senado.

Primeiro turno

O primeiro turno foi realizado no dia 6 de dezembro e contou com a participação de 217.161 eleitores e 75.557 abstenções, número que corresponde a 25,81% do eleitorado. Os votos em branco somaram 2,64% (5.740), e os nulos chegaram a 4,38% (9.512). Na primeira etapa, Josiel tinha saído na frente quando obteve 59.511 (29,47%) votos válidos contra 32.369 (16,03%) do Dr. Furlan. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação