meio ambiente

STF cobra de Bolsonaro e Salles dados sobre desmatamento na Amazônia

Despacho é da ministra Cármen Lúcia, que deu prazo de cinco dias também para o presidente e o ministro do Meio Ambiente detalharem as providências adotadas contra a devastação da floresta

Jorge Vasconcellos
postado em 24/12/2020 12:23
 (crédito: Carlos Moura/SCO/STF - 9/8/18)
(crédito: Carlos Moura/SCO/STF - 9/8/18)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prestem, "com urgência e prioridade", informações anuais a respeito do desmatamento da Amazônia.


O despacho foi assinado dentro da Ação Direta de Inconstitucionalidade protocolada pela Rede Sustentabilidade. Na petição, o partido aponta suposta omissão do presidente e do ministro em coibir o desmatamento e solicita medida cautelar para exigir medidas concretas contra o agravamento da degradação da maior floresta tropical do planeta.


Na decisão judicial, que também pede informações sobre as providências adotadas para combater a devastação da Amazônia, a ministra fixa "prazo máximo e improrrogável" de cinco dias para o fornecimento dos dados.


Depois das respostas do presidente e do ministro, deverão se manifestar na ação a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), "no prazo máximo e prioritário de três dias cada", conforme a ordem de Cármen Lúcia.


A magistrada informou que o caso será analisado "com urgência, independente do período de recesso forense".


Aumento significativo 

De agosto de 2019 a julho deste ano, o desmatamento na Amazônia aumentou 9,5%, na comparação com igual período anterior. Foram derrubados 11.088 km2 de floresta, apesar da presença do Exército no local. Segundo fiscais ambientais, a Força Armada tem feito vistas grossas diante da devastação.


A extensão desmatada é a maior da última década, conforme o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação