Manifestação no Capitólio

Alcolumbre diz que invasão no Congresso americano é "inaceitável"

Em nota, presidente do Senado Federal afirma que a Casa acompanha os acontecimentos e lamenta "tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições"

Simone Kafruni
postado em 06/01/2021 19:08
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) considerou inaceitável a invasão, nesta quarta-feira (6/1), do Capitólio, congresso norte-americano, por manifestantes a favor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O grupo entrou em confronto com a polícia, em Washington (DC), durante a sessão do Senado para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden. A cerimônia teve de ser suspensa, o plenário foi evacuado e a prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher a partir das 18 horas no horário local.

Em nota, Alcolumbre lamentou o que considerou “uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições” por parte de um grupo. “As imagens vistas de invasão ao Congresso Nacional americano, na tarde desta quarta-feira (6), em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo, são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade”, escreveu.

“O Senado Federal brasileiro acompanha atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que a vontade da maioria deve prevalecer”, acrescentou Alcolumbre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação