Ódio nas redes

Extremistas articulam movimento contra eleições no legislativo

Inspirados na manifestação dos Estados Unidos, o movimento anticomunista do Brasil começa a convocar protestos contra candidatos de esquerda às mesas diretoras das assembleias parlamentares

Simone Kafruni
postado em 06/01/2021 22:33
Candidato à Presidência da Câmara, Baleia Rossi é alvo de extremistas brasileiros nas redes sociais -  (crédito: Luis Macedo/Agência Câmara)
Candidato à Presidência da Câmara, Baleia Rossi é alvo de extremistas brasileiros nas redes sociais - (crédito: Luis Macedo/Agência Câmara)

A invasão ao Capitólio por um grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não reconhece a derrota nas urnas para o democrata Joe Biden, inspirou os extremistas brasileiros contrários à indicação de candidatos de esquerda às mesas diretoras das câmaras legislativas. Por meio de disparos em massa pelo WhatsApp, os autodeclarados anticomunistas estão convocando cidadãos a impedirem a eleição de candidatos de esquerda à presidência das Câmaras Municipais e da Câmara dos Deputados.

Os disparos prometem protestos nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro. “O Brasil estará de plantão”, dizem os comunicados, que pedem visitas presenciais às casas legislativas para impedir “candidatos comunistas” de tomarem posse. “Não queremos o comunismo no Brasil. Baleia Rossi, candidato do PT, fora da Câmara”, defendem os disparos em massa.

Os extremistas brasileiros encontram eco na ala ideológica do governo, que também comemorou a invasão do Capitólio nos Estados Unidos. Muitos integrantes desse grupo sonham em fazer o mesmo com o Congresso no Brasil e com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Tanto que um outro protesto está sendo articulado para o dia 17 de janeiro na Esplanada dos Ministérios contra as instituições democráticas. “Fora do STF, ministros comunistas. Fora do Congresso, parlamentares corruptos”, sustenta um dos comunicados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação