Prefeito de Goiânia

"Infelizmente, meu melhor amigo partiu", diz filho de Maguito Vilela

Daniel Vilela, filho de Maguito Vilela, prestou homenagem ao pai nas redes sociais. O político morreu em decorrência de complicações da covid-19

Correio Braziliense
postado em 13/01/2021 11:28
 (crédito: Redes sociais/Daniel Vilela)
(crédito: Redes sociais/Daniel Vilela)

O filho de Maguito Vilela, o ex-deputado Daniel Vilela (MDB), usou as redes sociais para homenagear o pai, ex-prefeito de Goiânia (GO), Maguito Vilela (MDB), que morreu nesta quarta-feira (13/1) por complicações da covid-19.

Em sua página no Twitter, Daniel descreveu o pai como seu "maior exemplo e maior referência". O corpo do político será velado em frente ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, em Goiânia. Depois, será sepultado em Jataí, a 322km da capital do estado.

"E hoje, infelizmente, o meu melhor amigo partiu. O meu impecável pai, Maguito, o maior exemplo e minha maior referência. Não consigo não ser egoísta nesse momento. Queria ele ainda por muitos anos com a gente. Nessas horas ficamos pensando se poderia ter sido diferente", escreveu Daniel. O texto é acompanhado de uma foto em que Maguito aparece de costas em uma fazenda em Jataí, sua cidade natal.


Repercussão

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), decretou luto oficial de três dias no estado por causa da morte de Maguito Vilela.

Em nota, Caiado disse que o político “realçou a prática da boa política. Ganhou e perdeu sempre com dignidade e em respeito às regras democráticas. Superou os momentos de maior adversidade mantendo o equilíbrio ao ocupar os cargos com destaque e ao priorizar ações em benefício do povo que governou. Enfrentou a doença com todas as forças e vontade de viver e continuar servindo a população de seu Estado. Foi abatido por esse terrível vírus que vem causando um vazio em famílias em todo o mundo. E, agora, essa doença que tirou a vida de mais de 7 mil goianos entristece mais uma.”

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, também decretou luto de três dias na Casa. Em suas redes sociais, Maia disse que Maguito era “um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer”.


O vice-presidente, Hamilton Mourão, também lamentou a morte. “O prefeito estava há dois meses nessa luta. Eu conhecia o Maguito, ele foi soldado do Batalhão da Guarda Presidencial no final da década de 60. Era uma liderança expressiva aqui no estado de Goiás e também de nível nacional era muito conhecido. Eu lamento profundamente o falecimento dele”.

Luta contra a covid-19

Maguito Vilela testou positivo para coronavírus no dia 20 de outubro. Ele ficou internado na UTI do Hospital Órion por seis dias, mas precisou ser transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com 75% dos pulmões comprometidos. Ele foi intubado três dias depois, após piora no quadro respiratório. No dia 8 de novembro, ele foi extubado, mas o político ainda precisava de suporte de oxigênio.

No dia 24 de novembro, Maguito passou por uma cirurgia de traqueostomia, que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração. Nove dias depois, em 3 de dezembro, o político testou negativo para covid-19, mas precisou continuar internado por causa do procedimento e das consequências trazidas pela doença.

O político estava apresentando melhora e os médicos decidiram diminuir a quantidade de sedativos. No entanto, em 11 de dezembro, Maguito apresentou uma recaída e chegou a ser submetido a uma cirurgia para controlar um sangramento pulmonar.

Maguito perdeu duas irmãs para a covid-19, em agosto do ano passado. Ele deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada, Anna Liz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação