LIVE

Bolsonaro critica Macron em embate sobre soja brasileira e oferece mudas

O presidente emendou: "Quanto de floresta tem a França? Porque eles falam tanto em reflorestamento, em dar dinheiro pra nós. Não tem que dar dinheiro pra nós, não, nós vamos dar mudas de árvores para você replantar, reflorestar aí"

Ingrid Soares
postado em 14/01/2021 20:32 / atualizado em 14/01/2021 20:32
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro criticou o presidente francês, Emmanuel Macron, em transmissão de live desta quinta-feira (14/1), direto do Palácio do Planalto. O presidente apontou que Macron não conhece seu país e que não deveria dar pitaco no Brasil.

"Pelo amor de Deus, seu Macron, não compre soja do Brasil porque assim você não desmata a Amazônia, compre soja da França. A França produz de soja 20% do que a cidade de Sorriso produz aqui em Mato Grosso. Fica falando besteira aí, ô, seu Macron, não conhece nem o seu país. Fica dando pitaco aqui no Brasil", alfinetou.

O presidente emendou em tom de ironia que, se Macron quiser, oferecerá mudas de árvores para replantio na França. "Essa é a politicalha deles. Vá procurar um palmo de mata ciliar na França. Vá procurar uma floresta... Quanto de floresta tem a França? Porque eles falam tanto em reflorestamento, em dar dinheiro pra nós. Não tem que dar dinheiro pra nós, não, nós vamos dar mudas de árvores para você replantar, reflorestar aí. Quer reflorestar seu país? Estamos à disposição para colaborar nesse sentido, nós temos muda para isso daí, pô. Agora fica o tempo todo mentindo pra nós, mentindo, pregando contra o Brasil. Lamentavelmente se faz o tempo todo campanha contra o Brasil", concluiu.

Na terça-feira, Macron fez críticas ao desmatamento da Amazônia e citou especificamente a soja brasileira, relacionando-a ao problema ambiental. "Continuar a depender da soja brasileira seria ser conivente com o desmatamento da Amazônia", escreveu em sua conta oficial no Twitter.

A publicação veio acompanhada de um vídeo, no qual comenta a questão em conversa com repórteres.
"Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa", afirma o presidente francês. No vídeo, Macron fala em "não depender mais" da soja brasileira, e produzi-la no continente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação