Sucessão na Câmara

Solidariedade deixa bloco de Arthur Lira para apoiar Baleia Rossi

Com 14 deputados, bancada embarcou na candidatura de emedebista sob o argumento de que Arthur Lira é o "candidato" do presidente Jair Bolsonaro na disputa pela presidência da Câmara

Wesley Oliveira
postado em 18/01/2021 16:49 / atualizado em 18/01/2021 16:49
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A bancada de deputados do Solidariedade decidiu, durante reunião da comitiva nacional desta segunda-feira (18/1), deixar o bloco do candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL) para apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP). O partido conta com um total de 14 parlamentares.

De acordo com integrantes da sigla, o motivo do desembarque do bloco de Lira foi sobre a argumentação de que é necessário manter a independência da Câmara. O candidato do PP é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O que mais pesou dentro do partido foi a proximidade do candidato Lira com o presidente Jair Bolsonaro. Além disso, pesou na nossa decisão o conjunto de forças que vem apoiando o Baleia, a centro-esquerda e a centro-direita. Isso pode criar um movimento para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o deputado Paulinho da Força (SP), presidente nacional do Solidariedade.

"Humildade"

Questionado se todos os integrantes do partido irão votar com Baleia Rossi, o presidente da sigla afirmou que a partir de agora irá conversar com todos os deputados para que a orientação seja seguida. Por sua vez, Baleia afirmou que não irá apostar na “exposição” de parlamentares. A votação para a Mesa Diretora, que acontece de maneira presencial na noite do próximo dia 1 de fevereiro, é secreta, portanto, os partidos não conseguem punir os deputados que não votarem com a orientação.

“Estamos conversando com todos os deputados com muita humildade. Vamos fazer o mesmo com a bancada do Solidariedade. Nós não apostamos na exposição dos parlamentares, estamos mostrando que com uma Câmara forte, valorizamos o mandato de todos os deputados”, afirmou Baleia.

Agora, Baleia Rossi tem o apoio de 12 partidos — PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PC do B, Rede, PT, PSL, MDB e PSB. Lira, por sua vez, tem sete siglas — PL, PP, Pros, PSC, Republicanos, Avante e Patriota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação