Congresso

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) lança candidatura à presidência do Senado

Parlamentar conta com apoio tanto da oposição quanto do presidente Jair Bolsonaro. Ele promete trabalhar pela unificação das instituições e pela pacificação da sociedade

Jorge Vasconcellos
postado em 19/01/2021 22:42
 (crédito: TV Brasília/Reprodução)
(crédito: TV Brasília/Reprodução)

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) lançou oficialmente, por meio de nota, nesta terça-feira (19/01), a candidatura à presidência do Senado, afirmando que é preciso buscar a "unificação das instituições" e a "pacificação da sociedade". O parlamentar, que tem o apoio tanto da oposição e como do presidente Jair Bolsonaro, ressaltou a importância de preservar a independência do Senado.

"Reconheço a necessidade de se manterem os méritos e os avanços da gestão atual, e estou ciente de que os novos desafios do Brasil demandarão novas soluções", disse o candidato, em um afago ao atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), seu principal padrinho nessa disputa.

O senador mineiro prometeu "buscar permanentemente a unificação das instituições em torno de um objetivo comum — o bem geral — e a pacificação da sociedade brasileira, sob o manto do diálogo e da busca do consenso, tendo como paradigma a independência harmônica entre os poderes". 

Apesar de ter lançado a candidatura oficialmente nesta terça-feira, Pacheco já vinha articulando apoios entre diferentes forças políticas, antes mesmo de sua principal concorrente, Simone Tebet (MDB-MS). Até o momento, ele conta com a adesão de nove legendas — DEM, PSD, PP, PT, PDT, PL, Republicanos, Pros e PSC. Por sua vez, Tebet tem alianças formais com o Podemos e o Cidadania, mas ainda articula novos apoios.

Covid-19

No comunicado, Pacheco também prometeu que, caso seja eleito presidente do Senado, a Casa adotará uma agenda voltada ao enfrentamento da pandemia de covid-19 e seus reflexos econômicos e sociais.

"Me comprometo a ter como foco imediato da atuação legislativa do Senado Federal, em virtude da pandemia e de seus graves reflexos, o trinômio: saúde pública – crescimento econômico – desenvolvimento social, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego, renda e oportunidades aos brasileiros e brasileiras, sem prejuízo de outras matérias de igual relevância, que merecerão, a seu tempo, atenção e prioridade", disse o congressista, sem citar propostas específicas.

Ele também destacou que vai "submeter à deliberação do plenário as reformas e as proposições necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento do País", mas também não especificou quais seriam elas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação