Câmara

Baleia Rossi diz que vai analisar pedidos de impeachment de Bolsonaro

Candidato à presidência da Câmara, Rossi disse que faria análise com equilíbrio e questionou se seu oponente, Arthur Lira, engavetaria os pedidos por apoio do Planalto

Marina Barbosa
postado em 24/01/2021 21:47
 (crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
(crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Pressionado a apresentar uma posição em relação aos pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) disse neste domingo (24/1) que vai analisar "com equilíbrio" a questão, se for eleito presidente da Câmara. Nas redes sociais, ele ainda questionou se o seu concorrente, Arthur Lira (PP-AL), faria o mesmo.

"O compromisso é cumprir a Constituição. Como presidente, não abrirei mão de minhas funções. Analisarei com equilíbrio os pedidos", escreveu Baleia Rossi, no Twitter. A manifestação foi uma resposta a um post do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que pediu para Rossi tomar uma posição clara em relação aos pedidos de impeachment de Bolsonaro.

O post de Nogueira diz que há dúvidas sobre o posicionamento de Rossi já que o emedebista tem o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Partido dos Trabalhadores (PT) na corrida pela presidência da Câmara. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), tem dito que o compromisso com a análise dos pedidos de impeachment de Bolsonaro foi um dos fatores que selou o apoio do PT a Rossi. Porém, o emedebista disse recentemente que essa questão não é uma bandeira de campanha, como o seu oponente, Arthur Lira, fez questão de lembrar no Twitter.

"Seria bom que o candidato Baleia Rossi afastasse mais uma das inúmeras dúvidas que o cercam: existe de fato um compromisso dele em pautar um pedido de impeachment ou ele pode chamar isso claramente de mentira da Gleisi, presidente do PT?", reclamou Ciro Nogueira.

Ao responder o senador dizendo que vai analisar com equilíbrio os pedidos de impeachment de Bolsonaro, Baleia aproveitou ainda para cobrar um posicionamento do seu oponente na eleição da Câmara, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. "Arthur Lira engavetaria sem cumprir seu papel com independência? Existe algo combinado entre o Planalto e Lira neste sentido?", questionou Rossi.

Correligionário de Lira, Ciro Nogueira se disse, então, insatisfeito com a resposta do emedebista. "Infelizmente, mas não imprevisivelmente, a resposta (?) de Baleia Rossi foi...uma pergunta! Ou seja, não respondeu claramente se tem ou não tem um compromisso que a presidente do PT disse que tem com ele para pautar o impeachment. É o candidato da dúvida. [...] A pergunta continua: há algum acordo de gaveta ou a presidente do PT está mentindo, Baleia Rossi? Seja certeza. Dúvida, não!", reclamou.

O senador disse ainda que "não há do lado de Arthur Lira ninguém que fale de acordo nenhum. Porque acordo nenhum existe". O post foi compartilhado por Lira, que, no entanto, não comentou a questão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação