Pandemia

Lewandowski vai relatar pedido da PGR de inquérito contra Pazuello

Procurador-Gadoeral, Augusto Aras, enviou ao Supremo solicitação de que a conduta do ministro da Saúde na crise do Amazonas seja investigada. Ministro sabia da crise do oxigênio seis dias antes de o sistema entrar em colapso

Sarah Teófilo
postado em 25/01/2021 18:54
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF.)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF.)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski irá analisar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de abertura de inquérito contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre sua conduta na crise do Amazonas. A vice-presidente do STF, Rosa Weber, que substitui o presidente Luiz Fux, distribuiu na tarde desta segunda-feira (25) o pedido a Lewandowski.

O sistema de Saúde da capital do estado entrou em colapso no dia 14 de janeiro, com falta de cilindros de oxigênio e pacientes morreram em hospitais por asfixia devido à falta dos insumos. O próprio Pazuello admitiu depois que sabia da iminência da falta de oxigênio no dia 8, seis dias antes do colapso ter início. 

O PGR, Augusto Aras, enviou o pedido de investigação ao Supremo no último sábado, atendendo a solicitação de partidos políticos. Este especificamente foi do Cidadania, que alega que o ministro orientou a população a fazer uso de medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a covid-19, e de não agir para evitar mortes. 

Aras solicitou que Pazuello seja ouvido e que os autos sejam encaminhados à Polícia Federal, que deve investigar o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação