LAVA-JATO

Fachin diz que corrupção parece triunfar novamente e democracia evidencia crise

De acordo com o relator da Lava-Jato, 30 anos após a promulgação da Constituição, a democracia brasileira está em crise

Renato Souza
postado em 28/01/2021 15:03
 (crédito: Fellipe Sampaio /SCO/STF)
(crédito: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quinta-feira (28/1), que a "corrupção parece triunfar novamente como 'cupim da República'". As declarações fazem referência ao discurso do ex-deputado Ulisses Guimarães, que entrou para a história ao defender a promulgação da Constituição de 1988 no Congresso, ao fim da ditadura militar.

"Se, após 30 anos de Constituição, a democracia brasileira evidencia crise, é também porque faltou (e ainda falta) ao Poder Público dar respostas aos crimes impunes: mostrar o que de fato aconteceu e responsabilizar as condutas desviantes. É possível (e necessário), na democracia, apurar e (quando couber) punir a corrupção. Com 'nojo da ditadura', como afirmou Ulysses Guimarães, os males da corrupção devem ser enfrentados dentro da proteção da legalidade constitucional", disse Fachin, em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo.

As declarações foram enviadas pelo ministro em meio à iminente decisão do Supremo sobre a eventual parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no qual ele é acusado de receber o triplex do Guarujá como propina. A tendência é que o ministro Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, vote para anular o caso, por entender que Moro atua de forma pessoal para condenar o petista.

Fachin votou contra um habeas corpus apresentado pela defesa na Segunda Turma da Corte. No entanto, ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques. A previsão é de que o caso, que está parado por um pedido de vistas de Gilmar Mendes, seja retomado ainda neste semestre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação