Pandemia

Maia quer comissão para debater falência da saúde em Manaus

O parlamentar afirmou que encaminhará ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um pedido para criação da comissão, que também trataria da vacinação no país

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai encaminhar ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), um pedido para convocar uma comissão de parlamentares para debater a falência do sistema público de saúde em Manaus (AM), devido ao coronavírus. Sem oxigênio para a manutenção da vida de doentes e sem apoio consistente do governo federal, a capital amazonense precisou da ajuda de outros estados e da Venezuela, e está mandando pacientes, inclusive bebês recém nascidos, para outras unidades da Federação, para que possam ser adequadamente atendidos.

Maia fez a declaração por meio das redes sociais. “Vou encaminhar agora à tarde ao presidente do Congresso, @davialcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus, e também todo o processo que envolve a vacinação no país”, afirmou. “É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir”, completou, na postagem seguinte.

Maia já havia se manifestado sobre a tragédia em Manaus outras duas vezes. Uma delas criticando diretamente o governo federal. “O deputado @DelegadoPablo_ entrou com um pedido de intervenção federal. O parlamento deveria estar funcionando para discutir a crise no Estado do Amazonas e a questão da vacina”, posicionou-se na noite de ontem. “A falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com estados e municípios são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”, alfinetou, pouco antes.

“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental — como defendi em dezembro com outros parlamentares — que o Congresso retome suas atividades na semana que vem”, disse Maia. Apesar do posicionamento, o parlamentar recebeu críticas nas postagens, mesmo de oposicionistas do presidente da República, que reclamam que as ações do presidente da Câmara foram insuficientes.

Saiba Mais