STF

Lewandowski tira sigilo de conversas entre Moro e Dallagnol; veja as mensagens

Mensagens foram obtidas na Operação Spoofing e foram solicitadas pela defesa do-ex-presidente Lula

Marina Barbosa
postado em 01/02/2021 14:39 / atualizado em 01/02/2021 14:51
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski retirou o sigilo de mensagens obtidas no âmbito da Operação Spoofing, que envolvem conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava-Jato. A decisão atende a um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão de Lewandowski foi proferida nesta segunda-feira (1º/2), logo após a abertura do ano judiciário. E, na prática, permite acesso a cerca de 50 páginas de mensagens trocadas entre Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, em conversas privadas e em grupos de procuradores da Lava Jato, entre 2015 e 2017. As mensagens foram obtidas na Operação Spoofing, que investigou o grupo de hackers que, em 2019, invadiu celulares de autoridades como o ex-juiz Sergio Moro.

Leia as mensagens abaixo:

Mensagens Operação Spoofing by CorreioBraziliense on Scribd

A medida atende a um pedido da defesa do ex-presidente Lula, que, no fim do ano, já havia obtido acesso às mensagens que dizem respeito, direta ou indiretamente, ao petista e às ações penais movidas contra ele. A ideia do petista é usar as mensagens para avaliar se Moro agiu de forma parcial ao condenar Lula à prisão por conta do triplex do Guarujá.

À época, os advogados de Lula alegaram que as mensagens constituem elementos de prova das ações que acusam o ex-presidente de ter recebido vantagens indevidas da Odebrecht. Lewandowski considerou, então, que o acesso de Lula às mensagens cumpria o direito constitucional à ampla defesa. O ministro, no entanto, havia determinado o sigilo do material, já que as mensagens envolvem outras pessoas, decisão que foi revista nesta segunda-feira e abre espaço para a publicação de novas mensagens dos procuradores da Lava-Jato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação