ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Lula orienta Haddad a iniciar campanha do PT para 2022

Derrotado por Jair Bolsonaro em 2018, Haddad foi instruído pelo líder petista a "colocar o bloco na rua" antes que seja tarde demais

Augusto Fernandes
postado em 05/02/2021 13:36 / atualizado em 05/02/2021 13:37
 (crédito: Nelson Almeida/AFP - 24/1/18)
(crédito: Nelson Almeida/AFP - 24/1/18)

Nome do PT à Presidência da República em 2018 e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad foi escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o pré-candidato do partido no pleito presidencial do ano que vem. No último dia 30 de janeiro, os dois se reuniram para tratar do assunto e Haddad foi avisado que, como deve demorar para o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o processo que pode devolver a Lula seus direitos políticos, o PT precisa iniciar imediatamente a sua campanha pelo Palácio do Planalto.

A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Brasil 247 e confirmada ao Correio pelo próprio Haddad. Segundo ele, o PT não pode ficar à mercê do julgamento da Suprema Corte. Haddad comentou que, caso o tribunal decida pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos que envolvem Lula, o que possibilitaria ao ex-presidente disputar o Executivo federal em 2022, o PT certamente apostará no ex-mandatário nas eleições do ano que vem. Contudo, ele destacou que, enquanto isso não acontecer, o partido precisa se movimentar, antes que seja muito tarde.

"Como não sabemos o que vai ser de nós daqui a um, dois, três meses, e nós não temos mais tempo, o Lula me pediu, no ultimo sábado, que eu não adiasse mais as minha andanças pelo país defendendo o nosso legado e as nossas ideias para 2022. Nós passamos a tarde juntos e ele falou: 'Haddad, não há mais tempo. Você tem que colocar o bloco na rua. Eu sei que você respeita a minha situação e o quanto você tem lutado pela restituição dos meus direitos, mas nós não podemos ficar na dependência. Nós temos que sair para conversar com o povo, conversar com nossa gente'", disse Haddad ao Brasil 247.

Ele disse esperar que o STF restabeleça os direitos políticos de Lula. "Obviamente, não sou capaz de prever o que será feito, mas o que deve ser feito é isso. E isso sendo feito, o Lula é candidato. Se isso não for feito ou for feito parcialmente, a nossa luta vai permanecer. Obviamente que o presidente Lula, assim que recuperar os seus direitos políticos, abre-se uma discussão que pretenderá, na minha opinião, reconduzi-lo à Presidência da República. Isso, para mim, é líquido e certo. Nós vamos trabalhar por isso", afirmou.

"Não sei qual vai ser a decisão que o Supremo vai tomar. Espero que seja a mais abrangente, anulando os atos do juiz Moro onde quer que Lula tenha sido parte. Essa é a minha visão do que deve ser feito. Aconteça o que acontecer com o julgamento, nós vamos continuar trabalhando a tese de que nós não estamos fazendo isso por cálculo eleitoral. Nós estamos fazendo por isso para a dignidade do maior presidente da história desse pais. Não vamos abdicar dessa luta", acrescentou Haddad.

O ex-prefeito de São Paulo opinou que deve haver uma unidade da oposição para derrotar o presidente Jair Bolsonaro no ano que vem. "Acho que a gente tem que construir a unidade do segundo para o primeiro turno. A gente está sempre habituado a construir unidade do primeiro para o segundo. Eu acho que o bolsonarismo exige um compromisso de toda oposição em derrotar esse projeto. Então, nós temos que construir uma unidade de segundo turno. Quem for o democrata que vai ao segundo turno vai contar com o apoio para derrotar o bolsonarismo, que é uma ameaça civilizatória ao país", analisou.

Ainda segundo Haddad, por mais que haja mais de um candidato que se oponha a Bolsonaro em 2022, o que não pode acontecer é a oposição se alinhar ao atual presidente do Brasil no segundo turno. Nesse sentido, ele defende que haja um diálogo prévio entre os partidos de esquerda e centro-esquerda, o que ele definiu como "as forças da democracia", para que seja possível "preservar as instituições do país".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação