MUDANÇAS NA ESPLANADA

Bolsonaro nomeia Onyx na Secretaria-Geral; deputado do Republicanos assume Cidadania

As nomeações foram publicadas na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12/2)

Ingrid Soares
postado em 12/02/2021 19:31 / atualizado em 12/02/2021 19:44
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Onyx Lorenzoni como o novo ministro da Secretária-Geral da Presidência da República. Ele estava no Ministério da Cidadania, mas deixa o cargo para voltar ao Planalto.

Já o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) foi o escolhido para ocupar o cargo de ministro da Cidadania. As nomeações foram publicadas na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12/2).

Roma é apadrinhado de ACM Neto e chega ao cargo para reforçar o Republicanos e a ala governista dentro do DEM. Já no último dia 8, Bolsonaro havia confirmado Onyx deixaria o ministério da Cidadania e assumiria a Secretaria-Geral.

A pasta estava com Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa, que assumiu como interino após a ida de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União (TCU). O mandatário ainda caracterizou Onyx como uma carta 'coringa', e que ele 'está pronto para assumir qualquer ministério'.

Apesar de o presidente negar uma ampla reforma ministerial, esse é o início das mudanças que ocorrerão na Esplanada para reacomodação de aliados do Centrão após vitória nas eleições do Congresso. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Onyx diz que governo tem o desafio de trabalhar com Orçamento apertado
    Onyx diz que governo tem o desafio de trabalhar com Orçamento apertado Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • O ministro da  Cidadania, Onyx Lorenzoni,fala à imprensa no Palácio do Planalto
    O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni,fala à imprensa no Palácio do Planalto Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação