CONGRESSO

Alcolumbre é eleito presidente da CCJ do Senado; Anastasia será vice

Davi Alcolumbre e Antonio Anastasia são, respectivamente, ex-presidente e ex-vice presidente do Senado. Eles deixaram os cargos no início de fevereiro, após a eleição para a Mesa Diretora da Casa

Jorge Vasconcellos
postado em 24/02/2021 13:22 / atualizado em 24/02/2021 13:22
 (crédito: TV Senado / Reprodução)
(crédito: TV Senado / Reprodução)

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito, nesta quarta-feira (24/2), por aclamação, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), encarregada de analisar a constitucionalidade das propostas legislativas e considerada a mais relevante da Casa. Como vice-presidente do colegiado foi eleito Antonio Anastasia (PSD-MG). Alcolumbre e Anastasia são, respectivamente, ex-presidente e ex-vice presidente do Senado. Eles deixaram os cargos em fevereiro, após a eleição para a Mesa Diretora da Casa.

Alcolumbre vai substituir Simone Tebet (MDB-MS) no comando da CCJ. "Fui eleito, por aclamação, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para o período 2021-2023. O vice será o caríssimo senador Anastasia. Trabalharemos com afinco para garantir a aprovação de todas as propostas das quais o Brasil precisa para crescer", anunciou o senador do Amapá pelas redes sociais.

Anastasia também fez uma postagem sobre sua eleição como vice-presidente da CCJ. "Quero colaborar na forma como eu puder para o bom andamento dos trabalhos para garantir a discussão e a aprovação das propostas que o Brasil precisa para se desenvolver", escreveu o parlamentar mineiro.

A ida de Alcolumbre para a CCJ demonstra que ele saiu fortalecido da presidência do Senado, após conseguir eleger Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu sucessor no cargo, em uma costura coordenada com o Palácio do Planalto.

Outras comissões do Senado já têm novos presidentes:

- Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) - Kátia Abreu (PP-TO);

- Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - Otto Alencar (PSD-BA);

- Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) - Marcelo Castro (MDB-PI);

- Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) - Humberto Costa (PT-PE);

- Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - Sérgio Petecão (PSD-AC);

- Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) - Reguffe (Podemos-DF);

- Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) - Acir Gurgacz (PDT-RO);

- Comissão de Meio Ambiente (CMA) - Jaques Wagner (PT-BA).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação