ELEIÇÕES

De olho em 2022, Bolsonaro diz que 'namora' Patriota

Mandatário ressaltou, porém, que deseja ser autoridade no partido. O Aliança pelo Brasil está há mais de um ano na tentativa de colher assinaturas, mas ainda está longe de atender aos requisitos para ter seu partido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmou nesta segunda-feira (8/2) que decidirá em março se continuará com a ideia de criar o Aliança pelo Brasil ou se escolherá um outro partido já existente. Entre os pretendentes, o chefe do Executivo relatou que tem ‘namorado’ com o Patriotas. Porém, ressaltou que deseja ser autoridade no partido. A declaração ocorreu durante entrevista ao jornalista José Luiz Datena.

"Eu pretendo definir o meu futuro partido em março, mas estou namorando alguns partidos, dentre eles, um tal de Patriota. Agora, eu não posso ir para um partido e não ser autoridade nesse partido. No PSL, eu não era autoridade", criticou. "Eu prefiro partido menor, mas o que acontece? Vou conversar com alguns deputados, uns 30 [PSL], com quem eu tenho contato, que trabalham comigo, para decidir sozinho. Eu vou conversar com eles antes para a gente disputar as eleições", completou.

Bolsonaro emendou que a sigla para a qual pode eventualmente migrar possui pouco espaço na televisão e poucos recursos para campanhas. "O Patriota tem dez segundos de televisão. E fundo partidário praticamente não existe", apontou.

No último dia 25, o presidente também reclamou da burocracia para fundar sigla e observou que o tempo está exíguo. "É muita burocracia, muito trabalho, certificação de fichas, depois passa pelo TSE também. Então, o tempo está meio exíguo para gente aí, não vai deixar de continuar trabalhando, mas vou ter que decidir. Porque não é por mim, não estou fazendo campanha para 2022, tá certo? Mas o pessoal quer disputar e queria estar num partido onde tivesse simpatia minha. Então essa que é a intenção de a gente fazer isso", avaliou, na data.

Há mais de um ano na tentativa de fundar o Aliança pelo Brasil, Bolsonaro ainda está longe de atender aos requisitos para ter seu partido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São necessárias 492 mil assinaturas para que o partido seja criado. No entanto, até agora, a sigla conseguiu reunir pouco mais de 57 mil rubricas válidas. 

O chefe do Executivo ainda vem mantendo conversa com outras siglas que possivelmente poderão abarcá-lo, como PL, PP e PSL. Ainda no último dia 13, a bancada do PTB esteve no Palácio do Planalto e convidou Bolsonaro a se filiar à sigla.