Coronavírus

Governadores querem comissão para acompanhar cronograma de vacinas

Representantes dos Executivos estaduais pedem a Arthur Lira a formação de um colegiado para verificar o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação. Na véspera, o presidente da Câmara anunciou que o governo federal compraria 140 milhões de doses até abril

Luiz Calcagno
Israel Medeiros
postado em 02/03/2021 19:47 / atualizado em 02/03/2021 19:49
Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

Os governadores sugeriram ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta terça-feira (02/03), a criação de uma comissão para acompanhar o cronograma de distribuição de vacinas no país. A informação foi divulgada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na saída da casa de Lira.

O almoço na casa do líder da Câmara reuniu vários governadores e teve como tema central o combate à covid-19, abordando temas orçamentários e a disponibilização de vacinas. Pela manhã, o governador visitou a fábrica da União Química, responsável por produzir a vacina russa Sputnik V no Brasil. Ele estava acompanhado de outros chefes estaduais do Poder Executivo.

"Eu pedi ao presidente (da Câmara, Arthur Lira) para que pudesse liderar, junto com o presidente do Senado, uma coordenação nacional que tenha o Congresso como líder, junto ao Ministério da Saúde e um governador de cada região para que pudéssemos acompanhar o cronograma de vacinas. Porque ele apresentou o cronograma de vacinação, com 140 milhões de doses até abril. Mas isso precisa ser acompanhado, porque outros cronogramas foram apresentados e não se cumprem efetivamente", cobrou Casagrande.

Cronograma respeitado

O governador capixaba afirmou que, a partir daí, será possível falar diretamente com embaixadores e empresas sobre a compra de vacinas. "Senadores, deputados, governadores e o Ministério da Saúde podem conversar com embaixadores, com laboratórios, na relação diplomática, para que a gente possa fazer cumprir esse cronograma minimamente porque estamos perdendo muitas vidas no Brasil. E não há condição de continuarmos sem um cronograma estável e certo para planejarmos nossas ações", pontuou.

Casagrande detalhou, ainda, que Arthur Lira se comprometeu a colocar em votação com rapidez temas relacionados à covid. O presidente da Câmara também propôs um fundo emergencial para a covid, que juntaria todas as rubricas do orçamento. Mas, segundo o governador, é preciso buscar mais recursos. "Nós dissemos a eles que as rubricas do Orçamento para este ano são um valor menor do que o Orçamento de Guerra do ano passado. Então é preciso que se busque dinheiro novo para que se possa fortalecer esse fundo emergencial para o enfrentamento à covid".

Na reunião, onde também estava presente a presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputada Flávia Arruda (PL-DF), os governadores pediram por alternativas, ao entenderem que a junção das rubricas é insuficiente para custear o enfrentamento. "Também tem Medidas Provisórias tramitando na Câmara. O presidente (Lira) disse que a única condição que ele precisa respeitar é o teto de gastos. Respeitando isso, ele vai junto com a relatora da Comissão de Orçamento, buscar alternativas", completou o governador do Espírito Santo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação