Comitiva em Israel

Ernesto Araújo se reunirá com ministro israelense no domingo (7)

Ministro das Relações exteriores israelense receberá Araújo pela manhã. Comitiva está em Israel para tentar trazer ao Brasil spray nasal EXO-CD24, testado no tratamento de covid-19

Israel Medeiros
postado em 06/03/2021 18:45 / atualizado em 06/03/2021 19:21
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

Em viagem a Israel, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, se encontrará com o também ministro das Relações Exteriores israelense, Gabi Ashkenazi. Segundo a pasta comandada por Araújo, a reunião ocorrerá amanhã (7/3) e tem como objetivo a discussão de temas sobre o relacionamento bilateral e cooperação mútua, inclusive a área de saúde.

O encontro está marcado para começar às 8h30, horário de Brasília, e terminar às 10h.
A comitiva é composta por dez pessoas, entre elas os deputados federais Hélio Lopes (PSL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente da República. Essa é mais uma aposta alternativa de Jair Bolsonaro (sem partido) ao tratamento de covid-19.

Durante a pandemia, ele defendeu de forma ferrenha o uso de hidroxicloroquina, um medicamento comprovadamente sem eficácia contra o vírus. No mês passado, Bolsonaro começou a falar sobre um spray nasal israelense, o EXO-CD24, que está sendo testado no tratamento dos infectados. Na última terça-feira (2/3), ele anunciou que enviaria uma comitiva a Israel para conhecer a novidade.

Eduardo Bolsonaro chegou a afirmar no perfil do Twitter que o objetivo é trazer para o Brasil as fases dois e três dos testes clínicos.

Hoje, no entanto, o presidente da República mudou o discurso e afirmou que a delegação estava indo tratar de vacinação. Um vídeo publicado também no canal do YouTube do deputado Eduardo Bolsonaro neste sábado, antes do embarque, mostra a equipe ao lado de Jair. Nenhum dos presentes usava máscara. O presidente ressaltou que há uma vacina brasileira em desenvolvimento e que ela será apresentada a Israel.

“A vacina brasileira que está sendo desenvolvida no Brasil são 15 plataformas de vacinas, 15 vacinas diferentes, e três chegaram a um grau de maturação que pode iniciar os ensaios clínicos em pacientes no próximo mês. Uma delas já deu entrada na Anvisa. Então nós temos a possibilidade de fazer também essa interação com as vacinas que também estão sendo desenvolvidas em Israel”, disse Marcelo Morales, secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Assista o vídeo:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação