CONJUNTURA

Principal articulador para a saída de Pazuello, Lira defende Ludhmila Hajjar

O presidente da Câmara destaca que a médica seria a ponte entre o setor e os Poderes, confirmando o apoio ao principal nome cotado para substituir o general

Bruna Lima
postado em 14/03/2021 18:12 / atualizado em 14/03/2021 18:13
 (crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
(crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), usou as redes sociais, neste domingo (14/3), para defender a indicação da médica cardiologista Ludhmila Hajjar ao cargo de ministra da Saúde. A médica é o principal nome cotado para substituir o general Eduardo Pazuello, podendo se tornar a quarta pessoa a ocupar a gestão desde o início da pandemia da covid-19. 

Na avaliação de Lira, que é o principal articulador para a mudança do líder da pasta, Hajjar seria uma ponte ideal para fazer a articulação entre setor e os Poderes pela "capacidade técnica e de diálogo político com os inúmeros entes federativos e instâncias técnicas". 

"Espero e torço para que, caso nomeada ministra da Saúde, consiga desempenhar bem as novas funções. Pelo bem do país e do povo brasileiro, nesta hora de enorme apreensão e gravidade. Como ministra, se confirmada, estarei à inteira disposição", escreveu Lira. 

No sábado (13/3), o parlamentar se reuniu com o presidente Bolsonaro para discutir a permanência de Pazuello no cargo. Interlocutores da base governista informam que a avaliação repassada ao chefe do Executivo era de que o general não tinha mais condições de permanecer no cargo, devido ao desgaste e descontrole da situação diante da pandemia. 

Após a reunião, Bolsonaro se encontrou com Pazuello e outras três lideranças militares para traçar um novo arranjo. Apesar da confirmação do encontro, o teor da conversa não foi revelado pela secretaria de governo. 

Já neste domingo (14) foi a vez da cardiologista Ludhmila Hajjar se reunir com Bolsonaro, encontro que ocorreu no Palácio do Planalto. A oficialização da troca ainda não foi feita e o Ministério da Saúde nega a saída de Pazuello da pasta.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação