LEI DE SEGURANÇA NACIONAL

PM prende cinco manifestantes em ato contra Bolsonaro na Esplanada

Militantes portavam cartaz com suástica para protestar contra o presidente, fazendo alusão do chefe do Executivo com o nazismo, o que gerou reação dos policiais. Na sátira, o presidente é chamado de "genocida"

Darcianne Diogo
Renato Souza
postado em 18/03/2021 14:53 / atualizado em 18/03/2021 14:58
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu cinco manifestantes que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, nesta quinta-feira (18/3). De acordo com nota da corporação, os manifestantes portavam um cartaz, com uma suástica, em alusão ao presidente da República. Na imagem, Bolsonaro era descrito como "genocida".

Os detidos foram encaminhados à Polícia Federal e, até a tarde desta quinta, permaneciam no local. Fontes ouvidas pelo Correio indicam que um dos presos é o manifestante conhecido como Rodrigo Pilha, que mantém críticas ao presidente em páginas da internet.

A PM afirma que os homens foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional, criada durante o regime militar. "A Polícia Militar prendeu cinco homens por infringir a Lei de Segurança Nacional ao divulgar a cruz suástica associando o símbolo ao Presidente da República. O grupo foi detido, na manhã desta quinta-feira (18), quando estendia, na Praça dos 3 Poderes, a faixa chamando o Presidente de genocida ao lado do símbolo nazista", diz nota da corporação.

As prisões geraram reação imediata de deputados do PT e juristas, que foram até a Superintendência da PF, no Setor Policial Sul. Nos últimos dias, o uso da Lei de Segurança Nacional contra opositores do governo tem gerado críticas. Um dos alvos foi o youtuber Felipe Neto, que teve investigação aberta contra ele pela Polícia Civil do Rio. Mas as diligências foram suspensas pela Justiça por "flagrante ilegalidade".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação