Agência Estado
postado em 26/03/2021 17:53
Em mais um passo da Câmara assumindo o papel da diplomacia brasileira no combate à pandemia de covid-19, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Aécio Neves (PSDB-MG), terá uma audiência na próxima terça-feira (30/3), com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O convite feito por Aécio vem na esteira da conversa entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e seu par na Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu.
A ideia é discutir como a embaixada pode atuar para auxiliar na importação de insumos para produção de vacina no Brasil. A China é um país chave na produção mundial de vacinas, medicamentos e insumos hospitalares.
Nos bastidores, deputados também querem tentar suavizar os celeumas envolvendo o governo de Jair Bolsonaro e os chineses.
Na reunião da quarta-feira (24/3), entre chefes de poderes, ministros e governadores, Lira cobrou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e vocalizou insatisfações com a sua condução após ouvir reclamações de empresários e de Wanming, que disse não manter diálogo com o chanceler.
Araújo se envolveu em polêmica com Wanming no ano passado. Em novembro, o chanceler saiu em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que, nas redes sociais, havia associado o governo chinês à "espionagem" por meio da tecnologia 5G. Na ocasião, o presidente chegou a elogiar Araújo pela iniciativa.
Eduardo era até o início deste ano o presidente da Comissão de Relações Exteriores, mas seu partido, o PSL, perdeu o comando do colegiado em uma disputa com o PSDB. Apesar de não ser mais presidente, o filho 03 do presidente Bolsonaro ainda é membro do colegiado.
Saiba Mais
- Brasil Estado de SP prorroga fase emergencial até o dia 11 de abril
- Economia Honda suspende temporariamente a produção de carros em Sumaré e Itirapina
- Diversão e Arte Demi Lovato lança single 'Dancing with the devil', que estará no próximo álbum
- Brasil Governo de São Paulo pede doações e empréstimos de cilindros para oxigênio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.