NOVA VAGA

Marco Aurélio Mello informa ao STF que vai se aposentar em 5 de julho

Começa o prazo para que o presidente Jair Bolsonaro indique um nome para ocupar a vaga a ser deixada pelo magistrado

Renato Souza
postado em 30/03/2021 12:22 / atualizado em 30/03/2021 12:23

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou à Corte que vai se aposentar no dia 5 de julho deste ano. Aos 74 anos, ele deixará o cargo em razão de atingir, em breve, a idade limite para ocupar uma das 11 cadeiras do Tribunal.

Até a data da aposentadoria, o presidente Jair Bolsonaro deverá indicar um nome para ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio. O indicado precisa passar por sabatina no Senado, e entre os requisitos, deve ter mais de 35 anos, ter reputação ilibada e notável saber jurídico.

Marco Aurélio é um dos maiores críticos ao governo na Corte. Recentemente, ele negou um pedido do presidente para suspender decretos nos estados que aplicam toque de recolher para reduzir a transmissão da covid-19 na população. No despacho, o magistrado destacou que cabe ao chefe do Executivo a adoção de medidas para proteger a população.

Nomes possíveis

Esta é a segunda vaga a ser preenchida por um indicado de Bolsonaro. A anterior, concedida ao ministro Kássio Nunes, foi deixada pelo ex-ministro Celso de Mello. Entre os eventuais indicados para a nova vaga está o advogado-geral da União, André Mendonça; o ministro Jorge Oliveira; Ives Gandra Martins Filho, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo Ivan Sartori.

Também aparece no radar o nome do juiz federal William Douglas dos Santos, pastor, que tem apoio do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. Bolsonaro não tem prazo para definir sua escolha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação