O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã desta sexta-feira (9/4), da posse do novo comandante da Marinha. O almirante Almir Garnier Santos assumiu o cargo após a demissão do almirante Ilques Barbosa. O militar deixou o cargo juntamente dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, que também foram exonerados pelo chefe do Executivo.
As demissões geraram a maior crise entre o governo e militares dos últimos 50 anos. A posse do almirante Almir ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília.
O comando da Marinha é o primeiro a receber a posse após as trocas nas Forças Armadas. A crise ocorreu após desentendimentos entre Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o general Edson Pujol, que estava à frente do Exército.
O presidente também se irritou com uma entrevista do general Paulo Sérgio ao Correio, destacando o sucesso do combate à covid-19 na força terrestre. No entanto, após pressão do alto comando das Forças Armadas, Paulo Sérgio foi alçado ao cargo antes ocupado por Pujol.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.