Grupos prioritários na vacinação contra a covid-19

PL quer que grávidas e puérperas entrem em grupos prioritários da vacina contra covid

O texto estabelece que as mulheres desses grupos devem ser vacinadas após as pessoas com mais de 65 anos de idade

Jonatas Martins*
postado em 13/04/2021 18:44 / atualizado em 13/04/2021 18:53
 (crédito: Universidade de Melbourne/Divulgação)
(crédito: Universidade de Melbourne/Divulgação)

O Projeto de lei 930/2021 prevê que gestantes e puérperas, mulheres que deram à luz há pouco tempo, devem pertencer aos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19. A autoria do texto é da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e estabelece que as mulheres desses grupos devam ser vacinadas após os idosos com mais de 65 anos de idade.

De acordo com o documento, estamos presenciando “o crescente número de notícias de gestantes que, contaminadas pela covid-19, têm agravado o seu quadro clínico, mesmo que não tenham comorbidades”. Ribeiro explica que o “adoecimento grave das gestantes, como em qualquer doença sistêmica, pode comprometer a saúde fetal, incluindo os riscos associados ao parto”.

O projeto altera a Lei nº 6.259, que estabelece normas relativas à notificação compulsória de doenças e organiza o Programa Nacional de Imunizações. 

O documento do projeto de lei utiliza uma análise publicada no American Journal of Obstetrics and Gynecology, demonstrando que o risco de morte nas pacientes que aguardam um bebê é 13 vezes maior quando comparado a outros indivíduos na mesma faixa etária.

No texto, a senadora ainda argumenta que as gestantes internadas por problemas respiratórios apresentaram maior chance de comorbidade ou condições como asma, hipertensão, diabetes , doença autoimune e obesidade.

 

 

 

 

* Estagiário sob supervisão de Lorena Pacheco 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação