Congresso

Izalci Lucas defende "investigação racional" na CPI da Covid

No CB.Poder desta quarta-feira (14/4), o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) falou sobre a escolha dos integrantes da CPI no Senado, além de vacinas e do fundo de investimento em ciência e tecnologia

João Vitor Tavarez*
postado em 14/04/2021 20:59 / atualizado em 14/04/2021 21:20
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Nesta quarta-feira (14/4), o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) comentou ao programa CB.Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília — os rumos da CPI da Covid, instalada pelo Senado Federal esta semana. O parlamentar disse esperar que o foco dos trabalhos seja técnico. "É importante investigar os fatos de maneira racional. Há membros que fazem isso. Há outros senadores que não apuram com a razão. Deve-se fazer o que é certo: apurar as irregularidades", disse o senador.

Izalci Lucas detalhou, ainda, o esforço para ampliar a produção de vacinas no Brasil e o Fundo de Desenvolvimento Científico. Autor de um projeto de lei que libera recursos para as áreas de ciência e tecnologia. O parlamentar relatou um encontro com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e com o sindicato das indústrias de produção de vacina animal.

Segundo Izalci, o objetivo foi negociar a fabricação de mais insumos para o imunizante contra a covid. “O que está sendo ajustado, agora, é a possibilidade de agilizar esse processo. Isso se concretizando, a produção de insumos ocorreria na faixa de 90 dias, com a liberação de até 500 milhões de imunizantes, que é a condição viável para a Butantan”, disse o senador.

O parlamentar também comentou o impasse na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A proposta foi aprovada em plenário, mas vetada pelo Planalto. Após o Congresso derrubar o veto presidencial, o FNDCT teve ajuste no orçamento.

Izalci Lucas criticou as aplicações na infraestrutura científica no passado. “Se as pessoas reclamam da falta de vacina e medicamentos, é porque não investiram corretamente em Ciência e Tecnologia”, disse.

Assista à entrevista na íntegra:

Ouça o podcast:

* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação