Brasília-DF

por Denise Rothenburg
postado em 07/05/2021 23:17

Frustrações à frente

As falhas do governo na divulgação do novo auxílio emergencial, pago desde abril, despontam como o tema mais importante para o governo correr atrás, a fim de evitar nova corrosão da popularidade presidencial. É que mais da metade daqueles que voltaram a receber o benefício creem que o pagamento será mantido até dezembro ou até 2022, enquanto apenas 11% acham que vão apenas até julho, conforme consta na legislação que instituiu o auxílio.
Os dados estão na nova pesquisa Exame/Idea Big Data, divulgada esta semana e preocupa aliados e ministros. Afinal, chegam a 41% os que esperam a manutenção do benefício até dezembro e 11% aqueles que contam com o dinheiro até 2022.

O desgaste de Wajngarten

O ex-secretário de Comunicação de Jair Bolsonaro Fábio Wajngarten corre o risco de ser chamado de “lobista da vacina” por aliados do presidente. No Palácio do Planalto, tem muita gente chateada com a entrevista à Veja, na qual ele mencionou o esforço feito pela compra de um imunizante que, segundo os governistas, o país naquele momento não tinha condições de adquirir.

Depois dos rodoviários…

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) enviou carta ao Ministério da Saúde pedindo uma data para vacinar os caminhoneiros. Até aqui, a inclusão da categoria entre as prioridades ficou
apenas no discurso.

… a fila cresceu

Esta semana, no DF, os rodoviários fizeram uma paralisação para forçar a inclusão na lista de prioridades. O receio é de que os caminhoneiros sigam pelo mesmo caminho.

Enquanto isso, na Câmara…

A defesa do voto impresso por Bolsonaro não significa que será aprovada. O presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), só colocará em pauta se a maioria dos líderes assim decidir.

Sempre pode piorar

O caso das mortes na operação na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, preocupa alguns diplomatas e parlamentares. É mais um ponto para desgastar a imagem do Brasil no exterior que vai se somar às questões ambientais e à gestão da pandemia.

Lockdown & política I/ Depois de receber uma visita do governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), Bolsonaro (foto) gravou uma mensagem parabenizando pela ausência de lockdown e outras medidas restritivas no estado. Ontem, na inauguração da ponte, o constrangimento foi geral, porque Rocha adotou medidas de distanciamento social no estado.

Lockdown & política II/ Ontem, ao mesmo tempo em que a linha mais próxima ao palanque aplaudia e citava o nome de Rocha enquanto discursava, os bolsonaristas que estavam mais para o fundo da multidão, a maioria pequenos comerciantes, gritavam “mentiroso, mentirosooooo”.

Por falar em tumulto.../ Bolsonaro voltou a repetir frases polêmicas sobre o decreto que planeja editar e criticou a CPI da Covid. No geral, a turma mais ligada ao presidente tem dito que esse comportamento não vai mudar. Assim, muitos analistas gastam horas criticando o que o presidente diz e deixam de lado comentários sobre os problemas reais que o governo enfrenta.

… ele não vai parar/ Além de manter as falas, Bolsonaro também pretende fazer mais viagens pelo país. É para manter as imagens no meio do povo em plena pandemia. A visão de Bolsonaro é de que, apesar dessa situação, ele vai para o meio das pessoas, sem medo. A oposição, por sua vez, se mostra disposta a acompanhar essas agendas para verificar se há aumento do número de casos de covid depois da aglomeração que as visitas presidenciais provocam.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação