Reforma administrativa

Guedes chama servidores de 'militantes' e defende avaliação para estabilidade

Ministro da Economia afirmou que a reforma apresentada pelo governo é 'moderada'. Também argumentou que país passa por período de transição entre o modelo de investimentos da ditadura militar e um modelo democrático

Israel Medeiros
postado em 11/05/2021 12:27 / atualizado em 11/05/2021 12:27
 (crédito: Edu Andrade/Ascom/ME)
(crédito: Edu Andrade/Ascom/ME)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se referiu aos servidores públicos como militantes na manhã desta terça-feira (11/5). Em discurso na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), na Câmara dos Deputados, ele afirmou que o governo está agindo de maneira diferente de governos anteriores, que, segundo ele, faziam concursos públicos para aparelhar o Estado e, assim, ter militantes dentro do serviço público.

“Poderíamos, assim como outros governos, estar abrindo concursos públicos, colocando gente para dentro, para aparelhar o Estado e termos bastante militantes trabalhando para nós no futuro. Não estamos pensando assim, estamos pensando nas gerações futuras”, disse.

Ele também voltou a defender a avaliação de servidores públicos antes de garantir estabilidade. Segundo Guedes, 90% dos servidores têm estabilidade, o que seria uma realidade diferente de países desenvolvido, como Noruega e Nova Zelândia, por exemplo, onde apenas 5% do funcionalismo têm estabilidade. "Não queremos tanto. Só queremos que haja avaliações para o ganho da estabilidade", afirmou.

Reforma moderada

Em sua fala, o ministro Paulo Guedes disse também que a reforma administrativa discutida na Câmara (PEC 32/2019) "é bastante moderada e foi fruto de uma conversa nesses dois anos de governo. Nós calibramos e moderamos bastante exatamente conversando com deputados, trocando ideias, tecendo críticas”.

Ao defender a necessidade da reforma, ele argumentou que o Brasil foi construído com foco nas estatais, com uma ordem politicamente fechada — referindo-se ao período de ditadura militar, onde, segundo ele, houve "rápido crescimento" e "muito investimento público".

Essa realidade foi alterada, de acordo com Guedes, com a redemocratização, quando os recursos do Estado passaram a ser direcionados para áreas como educação, saneamento e saúde. O ministro avaliou que o Brasil ainda está em uma espécie de período de transição entre o antigo período, quando os recursos eram concentrados em estatais, e o novo período.

"Nós estamos em uma transição incompleta. O Estado brasileiro ainda não conseguiu ser moldado à imagem e à semelhança de uma ordem politicamente aberta, de uma democracia. Então nós estamos nessa transição, e é importante observarmos as disfunções que nós atravessamos exatamente como percalços dessa transição incompleta", afirmou.

O ministro afirmou que não há nada de errado em tentar atender as aspirações sociais, mas argumentou que isso causou problemas para a máquina pública. "Quando os recursos começam a ser puxados para as áreas sociais, nós não conseguimos transformar o Estado com a mesma velocidade desejada pelas aspirações sociais", pontuou, ao explicar que esse foi o principal motivo da hiperinflação no governo de José Sarney, na década de 1980.

Isso, lembrou, levou o país a adotar medidas ineficazes, como o congelamento de preços e sequestro de poupança privada. "Fizemos uma série de equívocos porque não estávamos compreendendo ou estávamos hesitando no enfrentamento desse desafio de transformação do Estado brasileiro".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação