COMO?

Citado por Bolsonaro, 'chupão na barriga' viraliza; entenda o que significa

O filho do presidente, Carlos Bolsonaro, já utilizou o termo em janeiro de 2019 para se referir ao senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da COVID

Natasha Werneck/Estado de Minas
postado em 14/05/2021 20:28
 (crédito: Agência Senado/Reprodução )
(crédito: Agência Senado/Reprodução )

O termo “chupão na barriga” foi utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na sua tradicional live nas redes sociais nessa quinta-feira (13/5). Ele até mesmo compartilhou em seu próprio perfil um resumo dos assuntos tratados junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Logo, a expressão viralizou e internautas tiveram dúvidas do significado.

O filho “02” do presidente, vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), já utilizou essa expressão em janeiro de 2019 em uma resposta ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Randolfe é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado Federal, que apura as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia no país.

Randolfe compartilhou uma matéria do jornal Folha de São Paulo que revela gastos do presidente com auxílio-mudança. “Seu pai, o presidente @jairbolsonaro, também embolsou o seu dinheiro pra mudança que nunca fará: a família Bolsonaro nunca teve pudor em se apoderar dos privilégios parlamentares descabidos. Esse é seu estilo particular de combate à corrupção”, escreveu.

Como resposta, Carlos usou a expressão: “Todos tem o direito! Senador(x), e o chupão na barriga, já sarou?”

O chupão na barriga, segundo a assessoria de Randolfe, refere-se ao soco que Jair Bolsonaro deu no senador durante uma disputa no Rio, em 2013, quando parlamentares da Comissão da Verdade visitaram o Doi-Codi.

Bolsonaro, ao eximir-se de culpa pelo hematoma exibido pelo senador, disse que ele deveria ser consequência de um "chupão na barriga".

Na live realizada nessa quinta-feira (13/5), Bolsonaro chegou a falar várias vezes sobre a CPI da COVID no Senado e, em uma delas, citou o “senador DPVAT”, apelido atribuído a Randolfe Rodrigues.

“Se eles queriam se blindar, blindar parente, por que fazer a CPI? Olha a cara de pau daquele fala fina, o senador DPVAT, para apurar omissões do presidente Jair Bolsonaro. Isso não é fato definido em CPI.”

Mais tarde, o presidente compartilhou nas redes sociais a lista em resumo da live. "Chupão na barriga" entrou para os assuntos mais comentados do Twitter.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação