CPI da Covid

Pazuello diz que não comprou "nenhuma grama de hidroxicloroquina"

Durante oitiva no Senado, ex-ministro alegou que opinião do presidente Jair Bolsonaro não interferiu no trabalho dele à frente do Ministério da Saúde

Renato Souza
postado em 20/05/2021 18:49 / atualizado em 20/05/2021 18:50
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado )
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado )

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que "não comprou nenhuma (sic) grama de cloroquina". O militar alega que apenas distribuiu o medicamento que foi solicitado pelos estados e municípios.

Usada para tratar doenças como malária, artrite reumatoide e lúpus, a hidroxicloroquina não tem eficácia científica comprovada contra o novo coronavírus. De acordo com Pazuello, ele não seguiu orientações do presidente Jair Bolsonaro, e a opinião do chefe do Executivo não interferiu nas ações da pasta que ele comandava.

"Na minha visão, as ações dele não mudaram a minha visão. Eu não fiz e não faria e não deixei fazer. Se aconteceu em outro nível do ministério, foi sem a minha autorização. Eu não concordo com isso. Eu não comprei nenhuma grama de hidroxicloroquina, não fomentei o uso", disse Pazuello.

O ex-ministro admitiu que a opinião do presidente e dos demais ministros tem "impacto imensurável". No entanto, destacou que as decisões dele não sofreram intervenções.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação