CPI da Covid

Nise Yamaguchi revela na CPI que governo pagou viagem dela a Brasília

Médica afirmou, em depoimento à comissão nesta terça-feira (1º/6) , que encontrou com o presidente Jair Bolsonaro "três ou quatro vezes" para discutir a pandemia do novo coronavírus

Renato Souza
postado em 01/06/2021 11:55 / atualizado em 01/06/2021 12:16
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A médica Nise Yamaguchi, que não integra o governo, revelou que o Executivo pagou uma de suas viagens a Brasília para discutir a pandemia. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta terça-feira (1º/6), a imunologista afirmou que frequentou o Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde diversas vezes durante a emergência sanitária que o país enfrenta.

Ao ser questionada pelo relator, Renan Calheiros, ela destacou não se recordar de todas as visitas, mas confirmou que se reuniu, inclusive, com o presidente Jair Bolsonaro por cerca de "três ou quatro vezes". Renan perguntou se o governo custeava as viagens. "Eu pagava minhas passagens. Só uma vez que o governo quem pagou", disse.

A médica está na comissão como convidada. No entanto, o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), informou que ela será convocada a depor. Isso significa que a médica estará sujeita a penalidades caso não fale a verdade.

"Eu discordo do que seus colegas disseram aqui, a senhora está omitindo muita coisa. Por isso, vamos chamá-la novamente, como convocada", disse Aziz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação