CPI da Covid

Calheiros barrará novos depoimentos de defensores da cloroquina

Segundo o relator da comissão, não há mais motivos para dar palanque ao assunto e promover um desserviço social. "É um atraso civilizatório"

Bruna Lima
postado em 01/06/2021 19:00
 (crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)
(crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Após uma longa sessão ouvindo a oncologista e defensora da cloroquina Nise Yamaguchi, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB/AL), descartou a possibilidade de dar mais espaço para a médica. Ele afirmou, ainda, que pretende tirar de pauta outros convidados com a mesma linha de defesa.

"Não temos mais interesse de ficar dando palco para defesas da cloroquina. A ciência, a academia, a OMS (Organização Mundial da Saúde)... Todo mundo contraria isso", justificou, acrescentando que o que se buscava com a abordagem da temática já foi suficiente para se chegar "às provas que precisávamos acessar".

Segundo Calheiros, o que fica comprovado, com os depoimentos de Yamaguchi, juntamente com o da secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é que houve "a utilização da cloroquina e dos produtos do tratamento precoce como política pública, gastando dinheiro público, em detrimento da vacinação".

Fato que corrobora para isso, na avaliação de Calheiros, foi a tentativa de burlar a bula da cloroquina, a fim de fazer com que o medicamento fosse indicado para tratar pacientes com a covid-19. "O Brasil ficou exposto a esse tipo de curandeirismo e isso não pode ocorrer. É um atraso civilizatório".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação