Telecomunicações

Flávio Bolsonaro participará de missão aos EUA para tratar de 5G

Investigado no caso das rachadinhas na Alerj, filho do presidente da República fará parte de comitiva que viaja este mês aos Estados Unidos para conversar com investidores e com o governo americano

Israel Medeiros
postado em 02/06/2021 13:41

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, participará de uma missão aos Estados Unidos liderada pelo Ministério das Comunicações para tratar sobre a implementação da tecnologia 5G no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Fábio Faria no início da tarde desta quarta-feira (2/6).

A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 6 e 11 de junho e será a primeira missão oficial do governo brasileiro após a chegada de Joe Biden à Casa Branca. Os membros da comitiva terão compromissos em Washington e em Nova York.

Estão previstos, entre outras reuniões, encontros com representantes do FBI e da CIA (o serviço de inteligência americano) e com empresas de telecomunicações, como Qualcomm, Motorola, IBM, AT&T, e Nokia.

Ao anunciar a presença de Flávio na viagem, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, justificou que o filho do presidente integra a Comissão de Assuntos Econômicos. Outro senador que estará presente na viagem é Ciro Nogueira (PP-PI), aliado de Bolsonaro. Faria destacou que Nogueira participa da Comissão de Assuntos Exteriores do Senado.

Esta não é a primeira vez que um dos filhos do presidente participa de missão oficial a outro país. Em março deste ano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez parte de uma comitiva a Israel para conhecer um spray em desenvolvimento contra a covid-19. Nenhum acordo foi fechado durante a viagem.

Na ocasião também estavam presentes o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, diplomatas e secretários. A viagem, inclusive, é alvo de investigação na CPI da Covid, do Senado Federal.

Na viagem para tratar do 5G, diversas secretarias e pastas do governo terão representantes. Estarão presentes o secretário de Assuntos Especiais da Presidência, Almirante Flávio Rocha; Alexandre Ramagem, do GSI, que deverá tratar de temas de criptografia e inteligência de Estado; general Correia Filho, do Ministério da Defesa; e Hélio Santana, da Secretaria-Geral.

Também viajam os ministros do TCU Walton Alencar, Raimundo Carneiro, que relata o assunto no Tribunal, e Bruno Dantas, além de equipes técnicas do Ministério das Comunicações e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

5G em todas as capitais

Na coletiva desta quarta-feira, o ministro Fábio Faria disse esperar que, até julho do ano que vem, todas as 27 capitais do país tenham acesso à rede 5G. “Teremos o 5G standalone em todas as capitais. Independentemente de atrasar um mês, a gente consegue se adequar, as próprias operadoras já falaram isso. Então até o ano que vem, as capitais terão o 5G ‘Ferrari’”, afirmou.

Ele também detalhou que a implementação total dos compromissos do leilão das frequências 5G no Brasil — previsto para ocorrer em julho — será feita até 2028. “A cada ano, são feitos investimentos escalonados como levar internet 4G para todas as localidades acima de 600 habitantes, o Norte conectado”, pontuou.

Faria disse, ainda, que a viagem aos EUA não tem propósitos políticos de aproximação com o presidente Joe Biden. O ministro argumentou que o governo brasileiro “é próximo do governo americano” e que “mantém sua proximidade”.

“Essa viagem foi feita com as interações do MRE (Ministério das Relações Exteriores), do chanceler brasileiro (Carlos França), nossa equipe de assessoria internacional com a equipe americana, nosso embaixador em Washington (Nestor Forster). (A viagem) Foi combinada mostrando que precisamos manter essa parceria. Mas em nenhum momento ela simboliza um gesto político, ela é muito mais focada no âmbito do 5G”, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação