Políticos e ministros do STF lamentaram a morte de Mozart Vianna, que foi secretário-geral da Mesa da Câmara por mais de 20 anos. Ele esteve no cargo até 2011, retornando para um último período de 2013 a 2015. Mozart morreu nesta segunda-feira (7/6), aos 69 anos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, manifestou em nome do STF o “extremo pesar pelo falecimento de Mozart Vianna, que por décadas prestou serviços à sociedade no auxílio de diversos presidentes da Câmara dos Deputados”.
"Conhecido em Brasília por seu imenso conhecimento do regimento e do funcionamento da Câmara, foi figura da mais alta relevância no debate das principais leis vigentes e era extremamente respeitado em todos os tribunais de cúpula. Deixo um sincero abraço aos familiares, amigos e servidores públicos pela perda deste notável brasileiro", afirmou Luiz Fux em nota.
O ministro Dias Toffoli também se expressou: "É com imensa tristeza que manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-secretário-geral da Mesa (SGM) da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna de Paiva, reconhecido pela competência, isenção na condução dos trabalhos, humildade e serenidade. Foram cerca de 40 anos prestando serviço à Câmara dos Deputados. Passou pela Constituinte e, durante 24 anos, esteve ao lado de 11 presidentes, auxiliando nas sessões. Meus sinceros sentimentos à família e a todos os servidores e parlamentares!"
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou: "Perdemos hoje o maior exemplo de servidor público. Dedicado à Câmara, ao interesse do Brasil, ao interesse público". O vereador e ex-deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) disse: "Só colhi dele respeito, conhecimento e admiração. Guardo dele histórias de grande lealdade, naquele ambiente tantas vezes turvo".
Perdemos hoje o maior exemplo de servidor público. Dedicado à Câmara, ao interesse do Brasil, ao interesse público. Perdermos um grande exemplo para todos nós. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos do querido Mozart Vianna.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) June 7, 2021
O Brasil perdeu hj Mozart Vianna, servidor dedicado e competente. Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por décadas. Só colhi dele respeito, conhecimento e admiração. Guardo dele histórias de grande lealdade, naquele ambiente tantas vezes turvo. Deus o acolha! pic.twitter.com/WO0rZL6w52
— Chico Alencar (@chico_psol) June 7, 2021
O senador José Serra (PSDB-SP) disse que Mozart Vianna era um “servidor público exemplar, reconhecido e respeitado por todos, o pai do regimento naquela Casa”. Paulo Rocha (PT), senador pelo Pará, também prestou sua “total solidariedade a familiares e amigos”.
Mais uma dura perda. Morreu nesta tarde Mozart Vianna, ex-secretário da Câmara do Deputados, servidor público exemplar, reconhecido e respeitado por todos, o pai do regimento naquela Casa. Meus sentimentos à família e aos amigos.
— José Serra (@joseserra_) June 7, 2021
É com tristeza que recebi a notícia da morte do ex-secretário da Mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna. Ele foi por mais de 20 anos secretário-geral, sendo responsável pelo assessoramento da condução da votação dos projetos. Minha total solidariedade a familiares e amigos.
— Paulo Rocha (@senadorpaulor) June 7, 2021
O ex-presidente Michel Temer contou que "como secretário-geral da Câmara dos Deputados, Dr. Mozart prestou relevantes serviços à mim, ao Congresso Nacional e ao Brasil”. Eduardo Cunha, ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara, considerou o servidor como um “profissional muito respeitado por todos nós”.
Dia de luto...
— Michel Temer (@MichelTemer) June 7, 2021
Acabo de ser avisado do falecimento do meu amigo Mozart Vianna. Como Secretário Geral da Câmara dos Deputados, Dr. Mozart prestou relevantes serviços à mim, ao Congresso Nacional e ao Brasil. Descanse em paz ???????? pic.twitter.com/eAY4xmlqja
Acabo de tomar conhecimento do falecimento do ex secretário geral da mesa da Câmara, Mozart Vianna, profissional muito respeitado por todos nós, tendo também trabalhado comigo, antes de sua aposentadoria.
— Eduardo Cunha (@DepEduardoCunha) June 7, 2021
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.