TCU contesta Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 07/06/2021 23:25
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O Tribunal de Contas da União (TCU) contestou informação divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro de que um relatório da Corte revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o novo coronavírus. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje (ontem)”, ressaltou a Corte.

Mais cedo, a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Planalto afirmou que o relatório “é do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid”. “E ali, o relatório final não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, repetiu.

De acordo com ele, o documento “saiu há alguns dias”. “Logicamente que a imprensa não vai divulgar. (...) Como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso”, frisou. “Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de WhatsApp etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, acrescentou.

Em abril, o mandatário já havia colocado em dúvida o número de brasileiros mortos pela doença no país. Ele disse, à época, que era necessário averiguar a razão de as unidades de terapia intensiva (UTIs) estarem cheias e se realmente isso se devia a casos da doença. “Parece que só se morre de covid. Você pode ver: os hospitais estão com 90% das UTIs ocupadas. Agora, o que a gente precisa fazer: quantos são de covid e quantos são de outras enfermidades.”

Em outra ocasião, o chefe do Executivo fez comentários semelhantes, colocando em dúvida a quantidade de casos da doença. “Eu mandei o Ministério da Saúde, determinei levantar o número de óbitos dos últimos cinco anos de certas doenças. Têm doenças que simplesmente o vírus acabou. Várias. Problema de coração parece que acabou no Brasil. Morre pouca gente. Morre de doença respiratória, pouca gente também. Tudo é covid-19”, destacou.

A reportagem também questionou o Palácio do Planalto sobre a documentação à qual Bolsonaro se referiu como sendo do TCU, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Negacionistas

Aliados do governo também agem para minimizar o número de vidas perdidas em decorrência da covid-19. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, chegou a compartilhar nas redes sociais, em maio de 2020, notícias falsas de que o governo do Ceará estaria sepultando caixões vazios para inflar o número de vítimas da doença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE