CPI da Covid

Secretária bolsonarista não deveria debater tratamento da covid, diz Queiroga

Ministro da Saúde se refere à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Isabel Correia Pinheiro, entusiasta da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a covid-19

Luiz Calcagno
postado em 08/06/2021 15:17 / atualizado em 08/06/2021 15:18
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Isabel Correia Pinheiro, deveria se afastar dos debates técnicos da pasta sobre o uso da cloroquina. A afirmação ocorreu durante seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, na tarde desta terça-feira (8/6). Queiroga se posicionou quando respondia aos questionamentos da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), mas já havia sido questionado sobre declarações de Mayra outras vezes.

A secretária é entusiasta da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a covid-19. Os questionamentos sobre a permanência da médica na pasta ocorreram porque o ministro se diz técnico, mas mantém a funcionária de postura ideológica. Por outro lado, não nomeou a infectologista Luana Araújo para uma secretaria extraordinária de combate à pandemia, embora ela tenha trabalhado informalmente na pasta por 10 dias. A especialista é abertamente contrária ao mal uso da droga.

Queiroga chegou a contradizer a própria Luana Araújo, em seu depoimento. O ministro decidiu assumir a responsabilidade pela não contratação da especialista, tendo dito, antes, que a Casa Civil não teria aceito o nome da médica. A suspeita é de que o ministro não tenha tido autonomia para contratá-la. Com a recusa da técnica e a garantia de permanência da bolsonarista, parlamentares pressionaram o depoente a se posicionar. A senadora Eliziane lembrou que Mayra Pinheiro integra a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, que debate os procedimentos de tratamento e combate ao coronavírus.

Na resposta, Queiroga afirmou, primeiro, que não há imposição do governo na manutenção de seus secretários. “Ela (Mayra) tem uma posição clara a respeito do assunto (o uso de cloroquina para o combate à covid-19). Se eu estivesse na comissão, me declararia suspeito, impedido de atuar nesse debate”, admitiu o ministro. Na sequência, reiterou que foi sua a decisão de não contratar a infectologista Luana Araújo, mesmo tendo afirmado, antes, que não tem, em sua equipe mais próxima, nenhum especialista do tema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação