Economia

Projeto prioriza mulheres chefes de família na concessão de microcrédito

O texto inclui na lei as mulheres chefes de família e prevê taxas de juros pelo menos 10% menores que as praticadas.

Agência Câmara
postado em 09/06/2021 11:23
 (crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)
O Projeto de Lei 1629/21 prioriza as mulheres chefes de família de baixa renda na concessão de microcrédito. O texto é da deputada Tia Eron (Republicanos-BA) e está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei 10.735/03. A lei vigente estabelece que bancos mantenham uma parcela dos depósitos à vista em operações de crédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores.

O texto de Tia Eron inclui na lei as mulheres chefes de família e prevê, para elas, taxas de juros pelo menos 10% menores que as praticadas.

"O projeto visa a municiar a mulher trabalhadora brasileira de mais um instrumento na luta por sua efetiva inserção econômica e social. Trata-se de medida necessária para cumprirmos os mandamentos constitucionais de igualdade material entre os sexos", afirma a autora.

Para justificar a necessidade da medida, Tia Eron lembra que as mulheres chefiam cerca de 38% dos lares brasileiros e possuem renda inferior que a dos homens na maior parte das vezes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões dos Direitos da Mulher; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.