Diplomacia

Bolsonaro agradece a Netanyahu e cumprimenta novo premiê de Israel

"O Brasil não faltará a Israel e aos judeus", escreveu o presidente. Netanyahu é mais um aliado internacional que o chefe do Executivo perde em menos de seis meses. Em janeiro, o líder americano Donald Trump deixou a Casa Branca

Ingrid Soares
postado em 14/06/2021 18:20 / atualizado em 14/06/2021 19:09
 (crédito: Emmanuel Dunand/AFP)
(crédito: Emmanuel Dunand/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro agradeceu, nesta segunda-feira (14/6), o ex-primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu pela parceria mantida com o país desde sua posse. Netanyahu é mais um aliado internacional que o chefe do Executivo perde em menos de seis meses. Em janeiro, Donald Trump deixoua presidência dos Estados Unidos, cedendo o posto ao democrata Joe Biden. O mandatário ainda postou nas redes sociais um cumprimento de boas-vindas ao novo premiê israelense, Naftali Bennett.

"Agradeço a Benjamin Netanyahu, meu grande amigo, pelo ótimo trabalho que pudemos desenvolver juntos no fortalecimento da parceria entre os nossos países e na promoção do bem-estar dos nossos povos. Tenho certeza que a sorte e o seu imenso talento não lhe faltarão nesta nova etapa. Também dou as boas-vindas ao novo governo israelense e desejo sucesso ao premiê — Naftali Bennett e ao Ministro das Relações Exteriores Yair Lapid — , parabenizando-os pelo êxito nas eleições e na formação do governo. Estejam certos de que o Brasil não faltará a Israel e aos judeus.", escreveu.

O parlamento de Israel aprovou neste domingo (13) novo governo de coalizão e o atual primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, deixa o poder após 12 anos no comando do país. O novo primeiro ministro será o político de direita Naftali Bennett, do partido ultranacionalista Yamina.

O Ministério das Relações Exteriores também emitiu uma nota saudando o novo governo israelense. "Desde o início do governo Bolsonaro, as relações com Israel foram alçadas a novo patamar de prioridade. Esta aproximação, sem precedentes, estabeleceu as bases para iniciativas estratégicas e ações de longo prazo que têm resultado em parcerias em áreas como ciência e tecnologia, saúde, defesa, segurança pública, entre outras. Do mesmo modo, a coordenação mais estreita entre os dois países nos foros multilaterais assegura posições equilibradas no tratamento de temas de maior sensibilidade para a região", apontou.

"O governo brasileiro expressa confiança no contínuo fortalecimento dos laços de amizade que unem Brasil e Israel e continuará trabalhando com o novo governo em favor das relações bilaterais, fundamentadas em vínculos históricos, em benefício dos interesses comuns e do desenvolvimento mútuo", concluiu. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação