PANDEMIA

Queiroga se arrependeu da realização da Copa América, dizem interlocutores

Número de infectados por covid-19 entre as delegações e transmissão para funcionários de hotéis preocupam o governo

Renato Souza
postado em 19/06/2021 10:55 / atualizado em 19/06/2021 12:53
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem dito a pessoas próximas que a Copa América não deveria ter sido realizada no país. Os 82 casos confirmados entre integrantes do campeonato, que envolvem infecções de jogadores, equipes técnicas e funcionários que atenderam as delegações no Brasil, preocupam o titular da pasta.

A atenção maior é em relação a funcionários de hotéis que foram infectados. O temor é de que novas cepas do coronavírus tenham ingressado no país. A avaliação dentro do Ministério é de que esses casos entre as equipes esportivas e pessoas que tiveram contato com as delegações aumentem nos próximos dias.

O governo teme que ocorram óbitos entre os infectados. Amostras foram enviadas aos laboratórios para a realização do sequenciamento genético, para identificar as variantes que circulam entre as seleções dos demais países. No entanto, o resultado leva 14 dias, em média, o que dificulta qualquer plano de ação para conter a circulação de uma nova variante.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação