Obituário

Morre ex-senador José Paulo Bisol, aos 92 anos, em Porto Alegre

Bisol foi senador, desembargador e escritor. Ele também foi candidato a vice-presidência na chapa encabeçada por Lula em 1989 e em 1994

Correio Braziliense
postado em 26/06/2021 14:28
 (crédito: Ramiro Furquim/ Divulgação)
(crédito: Ramiro Furquim/ Divulgação)

Morreu neste sábado (26/6) o ex-senador José Paulo Bisol. Ele tinha 92 anos de idade e sofreu uma insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, há duas semanas. O ex-senador deixa a esposa, Vera Lúcia Zanette, três filhos, nove netos e um bisneto.

Segundo boletim médico, Bisol teve um infarto agudo do miocárdio em 31 de maio.O estado de saúde dele foi agravado por um quadro de choque cardiogênico e séptico.

José Paulo Bisol fez carreira política no Rio Grande do Sul, onde foi secretário de Justiça do governo de Olívio Dutra, em 1998. Foi pelo estado que ele se elegeu senador, em 1986, pelo MDB gaúcho. Em 1989 e em 1994, Bisol foi candidato à vice-presidência na chapa encabeçada por Lula. Além de político, Bisol foi desembargador e escritor.

Em nota, Lula lamentou a perda de Bisol, a quem chamou de "grande amigo e companheiro". O ex-presidente continua: "Fomos companheiros de chapa, eu no PT, ele no PSB de Miguel Arraes, em 1989. A campanha de 1989 foi a primeira da Nova República e de uma geração de brasileiros que podiam finalmente escolher seu presidente, e foi certamente a mais emocionante da minha vida. E Bisol foi o melhor companheiro que eu poderia ter naquela jornada."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação