AFASTAMENTO

Partido Novo declara apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro

Sigla aponta a existência de diversos crimes de responsabilidade, como prevaricação e omissão, que ensejaram a decisão

Renato Souza
postado em 05/07/2021 13:36
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em um comunicado oficial, o Partido Novo declarou apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A sigla tem 8 deputados federais eleitos e, no segundo turno das eleições de 2018, ficou ao lado do atual chefe do Executivo na disputa por voto com o ex-candidato Fernando Haddad (PT).

O anúncio foi feito nas redes sociais e no site do partido. O ex-presidente da sigla, João Amoêdo, também se manifestou pela abertura do processo de afastamento. Em março deste ano, o Novo já havia declarado oposição ao governo, acusando o Executivo de omissão na aquisição de vacinas e incompetência na gestão da pandemia de covid-19.

De acordo com a sigla, uma análise feita por juristas e demais integrantes da área técnica apontou diversos crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro. O texto aponta "omissões na aquisição de vacinas" e "fortes indícios de prevaricação em denúncia de esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin".

Além disso, o comunicado também destaca a existência de fortes indícios de que ocorreram "interferências na Polícia Federal, Ministério da Justiça e na ABIN", o que se caracteriza como crime de responsabilidade, que motivaria pedido de impeachment.

A manifestação ocorre ao mesmo tempo em que pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta rejeição recorde de Bolsonaro. O atual presidente é rejeitado por 62,5,% dos entrevistados, e aprovado por 33,3%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação