ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro: "Algum lado pode não aceitar as eleições, e esse lado é o nosso"

O chefe do Executivo volta a defender voto impresso, diz que apresentará provas de fraude nas urnas eletrônicas e afirma que o ministro do STF Luis Roberto Barroso, que preside o TSE, tem interesse pessoal nas eleições de 2022

Ingrid Soares
postado em 07/07/2021 16:25 / atualizado em 07/07/2021 17:23
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a colocar em dúvida as eleições de 2014, afirmando que Aécio Neves ganhou a disputa com Dilma Rousseff. O mandatário repetiu ainda que, caso o voto impresso não seja aprovado para o próximo ano, o país poderá "enfrentar problemas", e que algum lado pode não aceitar o resultado das urnas, referindo-se a uma possível derrota do governo. 

"Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se esse método continuar aí, sem inclusive a contagem pública, eles vão ter problemas, porque algum lado pode não aceitar o resultado. Esse algum lado, obviamente que é o nosso lado, pode não aceitar esse resultado. Nós queremos transparência", alegou.

Bolsonaro disse ainda que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são ameaças à democracia. Ele criticou ainda o ministro Luís Barroso por articular contra a aprovação do voto auditável. Ele o acusou de trabalhar para fraude nas eleições, com a volta do ex-presidente Lula.

"A democracia, sim, se vê ameaçada por parte de alguns de toga que perderam a noção de onde vão os seus deveres e os seus direitos. Quando você vê o ministro Barroso e o parlamento negociarem o acordo com algumas lideranças para que o voto impresso não fosse votado na Comissão Especial... O que ele quer com isso, no meu entender? E vai ser comprovado nos próximos dias, vai ser comprovado da minha parte. Fraude nas eleições, tá?", continuou.

O chefe do Executivo voltou a dizer que apresentará provas de que as eleições foram fraudadas, embora apresente a mesma narrativa desde 2019, sem nunca ter mostrado prova nenhuma. O presidente também desafiou Barroso a mostrar que, de fato, a urna eletrônica é segura.

"Daí, falam que eu não tenho como apresentar prova de fraude. Eu vou apresentar, mas eu desafio o Barroso antes. Me apresente uma prova de que não há fraude, que o voto eletrônico é seguro. Eu pergunto: o Brasil é um país que desponta no tocante a informatização? Não. Por que o Japão, por exemplo, não adota, o voto eletrônico igual a nós? Porque a Coreia não faz o mesmo, ou os EUA? Um dos raros países que adota esse sistema é o nosso. E as coisas tem que ser aperfeiçoadas."

O mandatário relatou que o Barroso possui interesse pessoal nas eleições de 2022. "Por que que o Barroso não quer mais transparência nas eleições? Porque tem interesse pessoal nisso. Ele tá se envolvendo numa causa como essa, interferindo no Legislativo. Isso é concreto, porque, depois da ida dele ao parlamento brasileiro, várias lideranças partidárias trocaram os integrantes da comissão que analisa o voto auditável, por parlamentares que vão votar contra o voto auditável."

Por fim, Bolonaro afirmou que comprovará que Aécio Neves ganhou as eleições de 2014 no lugar de Dilma Rousseff.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação