Política

Governo exonera diretor que permitiu a líder religioso negociar compra de vacina

Laurício Monteiro Cruz deu aval para o reverendo Amilton Gomes de Paula negociar 400 milhões de vacinas da AstraZeneca em nome do governo

Hellen Leite
postado em 08/07/2021 07:47 / atualizado em 08/07/2021 08:44
 (crédito:  Juan MABROMATA/ AFP)
(crédito: Juan MABROMATA/ AFP)

O diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, foi exonerado pelo governo federal. Ele é o responsável por autorizar que o reverendo Amilton Gomes de Paula e a entidade presidida por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8/7) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

Exoneração de Lauricio Monteiro Cruz é publicada no Diário Oficial da União (DOU)
Exoneração de Lauricio Monteiro Cruz é publicada no Diário Oficial da União (DOU) (foto: DOU)

A exoneração acontece um dia após a oficialização de Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, também citado nas negociações de compra da vacina com a empresa americana Davati Medical Supply. Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Dias negou que tenha negociado os imunizantes.

Amilton líder religioso ligado à Igreja Batista e presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). Foi ele quem abriu as portas do Ministério da Saúde para Luiz Paulo Dominghetti, que se apresenta como vendedor da Davati e confirmou à CPI da Pandemia que recebeu oferta de propina enquanto tentava fechar negócio para a venda de vacinas da Astrazeneca.

A convocação do reverendo foi aprovada ontem pela CPI e ele deve depor na próxima quarta-feira (14/7).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação