PESQUISA

Rejeição de Bolsonaro bate recorde e maioria o avalia como despreparado e autoritário

Nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (8/7), mostra que 51% da população avalia o governo como ruim ou´péssimo, pior índice desde o início do mandato

Bruna Lima
postado em 08/07/2021 22:50
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O índice de rejeição ao governo de Jair Bolsonaro bateu recorde desde que ele assumiu o mandato, em 2019. De acordo com a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (8/7) pelo jornal Folha de S.Paulo, 51% da população brasileira avalia a atual gestão como ruim ou péssima. O percentual é ainda maior no detalhamento dos pontos negativos do mandatário. Pelo menos metade dos entrevistados o considera desonesto, despreparado, incompetente, falso, indeciso, pouco inteligente e autoritário.

Desde o último levantamento, realizado em maio, o nível de rejeição de Bolsonaro cresceu 6 pontos percentuais. A avaliação negativa ocorre enquanto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 mira as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia, levantando indícios de esquema de corrupção no escopo das negociações de vacina contra o vírus.

É neste contexto que 70% da população considera que existe corrupção no governo Bolsonaro e 56% acredita que as práticas criminosas vão aumentar, enquanto 26% opina que continuará como está e outros 13% consideram que vai diminuir. O restante diz não saber.

"Caguei para a CPI"

Ao falar sobre o assunto em live da noite desta quinta-feira (8), Bolsonaro atacou os senadores membros da CPI que enviaram carta pedindo ao mandatário que quebrasse o silêncio e explicasse as acusações feitas durante depoimento do deputado Luis Miranda (DEM-DF). Segundo Miranda, o chefe do Executivo sabia do envolvimento do líder do governo e prometeu acionar a Polícia Federal, o que só foi feito três meses depois, com a revelação feita durante a CPI. "Caguei para a CPI. Não vou responder nada", disse o presidente, acusando os parlamentares de quererem desmontar o governo.

É fato que a imagem de Bolsonaro tem ficado cada vez mais desgastada, como demonstra o Datafolha. 62% das pessoas consideram o líder despreparado para lidar com o país; 58%, incompetente; 52%, desonesto; 57%, pouco inteligente; 55%, falso; 57%, indeciso; e 66%, autoritário.

A pesquisa foi realizada nesta quarta e quinta-feira (7 e 8/7), ouvindo presencialmente 2.074 pessoas de 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Veja o detalhamento dos números

Avaliação do governo:
Ótimo/bom: 24% (eram 24% no levantamento anterior)
Regular: 24% (eram 30%)
Ruim/péssimo: 51% (eram 45%)
Não sabe: 1% (era 1%)

Corrupção no governo Bolsonaro
Existe: 70%
Não existe: 23%
Não sabe: 7%

Expectativa de corrupção
Vai aumentar: 56%
Vai diminuir: 13%
Vai ficar como está: 26%
Não sabe: 5%

Autoritário x democrático
Autoritário: 66%
Democrático: 28%
Não sabe: 6%

Respeita mais os pobres x respeita mais os ricos
Respeita mais os pobres: 17%
Respeita mais os ricos: 66%
Não sabe: 16%

Preparado para liderar o país x despreparado para liderar o país
Preparado para liderar o país: 34%
Despreparado para liderar o país: 62%
Não sabe: 4%

Competente x incompetente
É competente: 36%
Incompetente: 58%
Não sabe: 5%

Muito inteligente x pouco inteligente
Muito inteligente: 39%
Pouco inteligente: 57%
Não sabe: 4%

Decidido x indeciso
Decidido: 41%
Indeciso: 57%
Não sabe: 3%

Confiança nas declarações do presidente
Sempre confia: 15%
Às vezes confia: 28%
Nunca confia: 55%
Não sabe: 1%

Sincero x falso
Sincero: 39%
Falso: 55%
Não sabe: 6%

Honesto x desonesto
É honesto: 38%
Desonesto: 52%
Não sabe: 10%

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação