covid-19

CNBB cobra apuração "irrestrita e imparcial" de denúncias da CPI

Segunda a entidade, "trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia"

Gabriela Berbardes*
postado em 09/07/2021 12:58 / atualizado em 09/07/2021 12:59
 (crédito: CB/D.A Press)
(crédito: CB/D.A Press)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta sexta-feira (9/7), uma nota cobrando apuração "irrestrita e imparcial" das denúncias sobre irregularidades cometidas pelo poder público na pandemia.

Segunda a nota, a CNBB busca “defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade”.

“A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da covid-19”, afirma a entidade, em um trecho da nota, fazendo alusão às recentes suspeitas levantadas na CPI da Covid em relação à fraudes nas compras de vacinas.

“Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos.”, complementa.

Assinam o documento Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB; Dom Jaime Spengle, arcebispo de Porto Alegre (RS), primeiro vice-presidente da CNBB; Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima (RR), e segundo vice-presidente; e Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade.

*Estagiaria sob supervisão de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação