VOTO IMPRESSO

Bolsonaro diz que Barroso pratica "ativismo legislativo"

O mandatário reconheceu que está tendo problemas como o magistrado do Supremo Tribunal Federal. Declaração ocorreu após reunião com o presidente da Corte, Luiz Fux

Ingrid Soares
postado em 12/07/2021 18:28 / atualizado em 12/07/2021 19:26
 (crédito: ANDRE BORGES)
(crédito: ANDRE BORGES)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (12/7) que o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pratica o que caracterizou de "ativismo legislativo" contra o projeto do governo sobre o voto impresso. O mandatário ainda reconheceu que está tendo problemas como o magistrado. Declaração ocorreu após reunião com o presidente da Corte, Luiz Fux, na sede do STF.

"Quem está atacando quem?Olha só, eu não ataquei os ministros. Vocês está se equivocando. Eu ataquei um ministro aqui que é normal, né. Pode acontecer. Ele está tendo um ativismo legislativo que não é concebível. A questão do voto impresso. Nada além disso. Eu acredito que nós ao apresentarmos e lutarmos por mais uma maneira de tornar as eleições mais transparentes devia ser digno de aplauso por parte dele. Afinal de contas, ele não é uma pessoa qualquer. Além de ministro do STF ele é presidente do TSE e nós não conseguimos entender a posição dele e não dos 11 ministros no tocante a isso. Eu acredito, acredito não. A grande maioria da população quer um sistema de voto auditável. Me acusaram tanto de ser ditador. Estou querendo transparência", alegou.

Segundo o chefe do Executivo, o ministro da Economia, Paulo Guedes já conseguiu verba para a compra dos equipamento necessários para o voto impresso, caso a medida seja aprovada."Paulo Guedes já disse que tem R$ 2 bilhões para comprar as maquininhas para imprimir o voto o ano que vem. E deixo claro, não é o retorno em voto ao papel. É uma maquininha que imprime o voto, você não tem contato manual com o papel, ele cai dentro da rua. Três países apenas usam esse voto: Brasil, Bangladesh e Butão. Algo está errado e nós queremos transparência. Só isso".

No último dia 9, o presidente chamou Barroso de "imbecil" e "idiota" ao falar sobre os argumentos contrários de Barroso contra a aprovação do voto impresso auditável. 

Bolsonaro relatou ainda que a conversa com Fux durou cerca de 20 minutos. Ele destacou que está "alinhado" com o ministro, mas disse que o assunto sobre eleições e voto impresso não foi discutido.

"Estamos perfeitamente alinhados, respeitosos para com a Constituição. Cada um deve se policiar dentro do seu poder no tocante aos limites. Nós, do Executivo, não pretendemos sair dos nossos limites", concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação