REFORMA MINISTERIAL

Caso Ciro Nogueira vá para o governo, a mãe dele assume a vaga no parlamento

Eliane Nogueira é a primeira suplente do parlamentar na chapa vencedora das eleições de 2018. No entanto, ela não vai automaticamente compor a CPI da Covid-19

Sarah Teófilo
Renato Souza
postado em 21/07/2021 13:45 / atualizado em 21/07/2021 13:46
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)

A mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Eliane Nogueira, pode assumir a cadeira do parlamentar no Senado Federal caso ele vá para a Casa Civil. Ela é a primeira suplente do senador. Caso não assuma, o segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, prefeito da cidade de Picos, no Piauí.

Eliane é suplente na chapa que elegeu o senador em 2018. Cada chapa no Senado é formada por titular, primeiro e segundo suplentes. De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, formar a chapa com familiares não é ilegal, e se tornou cada vez mais comum.

Ciro é titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19. No entanto, a mãe dele não deve assumir o posto automaticamente. Neste caso, quem pode assumir é Jader Barbalho (MDB-PA). Ele é 1º suplente do bloco formado por MDB, PP e Republicanos. 

O bloco pode indicar um novo nome, que pode ou não ser Eliane. Se confirmada a indicação de Jader, o governo perderia um de seus aliados na comissão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação