Encontros com deputada acusada de nazismo

» Renato Souza » Fabio Grecchi
postado em 23/07/2021 00:16
 (crédito: Fotos: Reprodução/Twitter)
(crédito: Fotos: Reprodução/Twitter)

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), criaram mais uma polêmica nas redes sociais, ontem, ao postarem fotos com Beatrix von Storch, deputada do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), investigada em seu país por propagar ideias neonazistas, xenófobas e extremistas. A parlamentar alemã é neta do ministro das Finanças de Adolf Hitler, Johann Ludwig “Lutz” Graf Schwerin von Krosigk — julgado em 1949 pelo Tribunal de Nurenberg e condenado a 10 anos de prisão, mas anistiado e libertado dois anos depois.


“Hoje recebi a deputada Beatrix von Storch, do Partido Alternativa para a Alemanha, o maior partido conservador daquele país. Conservadores do mundo se unindo para defender valores cristãos e a família”, escreveu Kicis em sua conta no Twitter.


O filho 03 do presidente, por sua vez, anotou na mesma rede social: “Excelente encontro com a deputada federal alemã Beatrix von Storch, que também é vice-presidente do partido Alternativa para a Alemanha. Somos unidos por ideais de defesa da família, proteção das fronteiras e cultura nacional”.
As reações foram imediatas. O Museu do Holocausto lamentou a publicação de Kicis e lembrou que o avô de Breatrix “foi um dos poucos membros do gabinete do Terceiro Reich a servir continuamente desde a nomeação de Hitler como chanceler” — ainda nos tempos de Paul von Hindenburg e antes de Hitler dar o golpe que instalou o regime totalitário na Alemanha.


“É evidente a preocupação e a inquietude que esta aproximação entre tal figura parlamentar brasileira e Beatrix von Storch representam para os esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto no Brasil e para nossa própria democracia”, completou o Museu do Holocausto, em texto publicado também no Twitter.


Kicis, porém, negou que Beatrix seja ligada ao nazismo. “A deputada Beatrix von Storch é uma parlamentar conservadora, que denuncia política de imigração na Alemanha e ataques às liberdades individuais, como a liberdade de expressão. Nada desabona sua conduta, por tudo que pesquisei. É a mesma narrativa contra conservadores aqui e no mundo”, rebateu a deputada.


Não é a primeira vez que personagens ligados ao governo de Jair Bolsonaro se veem envolvidos com a simbologia nazista. O primeiro a chamar a atenção para isso foi o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, ao divulgar um vídeo em que emulava a pose as falas de Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime de Hitler. O outro foi o ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, que ao divulgar medidas adotadas pelo governo no combate à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, utilizou a mensagem “O trabalho, a união e a verdade libertarão o Brasil”. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou nota lembrando que a frase “O trabalho liberta” (“Arbeit macht frei”, em alemão) está inscrita no pórtico do antigo campo de extermínio de Auschwitz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação