Obituário

Morre Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura, aos 84 anos

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Francisco Weffort foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores

Correio Braziliense
postado em 02/08/2021 11:02 / atualizado em 02/08/2021 11:14
 (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

O ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort morreu nesse domingo (1º/8), aos 84 anos, vítima de um infarto do miocárdio. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

A diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, a professora Claudia Costin confirmou a informação no Twitter.

“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do Francisco Weffort, cientista político, ex-ministro da Cultura e professor titular da USP. Conversávamos muito no governo Fernando Henrique Cardoso”, escreveu.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda ao qual foi filiado até 1994. Em 1995, assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele ocupou o cargo até 2003, quando foi substituído por Gilberto Gil. 

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (d) recebe Francisco Weffort no Palácio do Planalto em agosto de 1995
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (d) recebe Francisco Weffort no Palácio do Planalto em agosto de 1995 (foto: Carlos Eduardo/CB/D.A Press)

Weffort foi autor de livros como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual Democracia?”, entre outros. Seu último trabalho publicado foi a obra “Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil”, em coautoria com o professor José Álvaro Moisés.

Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação